Julianatop, o ponto mais elevado do Suriname

Apesar da pouca altura, 1.286 metros acima do nível do mar, o pico é uma das atrações turísticas que atraem aventureiros.

O Suriname é um dos países que compõem a Amazônia internacional e, com pouco menos de 165 mil quilômetros quadrados, é o menor país da América do Sul. E uma de suas atrações turísticas também é menor que muitas encontradas pela Amazônia: o Julianatop.

Apesar da pouca altura, 1.286 metros acima do nível do mar, Julianatop (pico Juliana ou montanha Juliana) é o ponto mais elevado no Suriname. Encontra-se na parte sul do país, no Distrito de Sipaliwini, composto por floresta tropical e savana. A região faz fronteira parcialmente com Roraima e o Amapá, no Brasil.

Foto: Reprodução/All Suriname Tours

Aventureiros apontam o local como um dos pontos a visitar no país vizinho caso goste de trekking e escalada em montanhas. Mas é preciso de autorização, orientação e supervisão do governo para seguir com a aventura. 

Um grupo norte-americano é considerado o principal a ter escalado a montanha: Jim Healy, B. Sanches, G. Robles, K. Lieuw Kie Song, D. Buitenweg e Peter Spiller. 

Spiller inclusive publicou um relato sobre a aventura no site SummitPost: “Fomos os primeiros a atingir o pico e isso foi certificado pelas autoridades do Suriname. Outros tentaram, mas foram impedidos pela dificuldade de atravessar rios e selva. A equipe era composta por Jim Healy (líder e inspiração, sua terceira tentativa de chegar ao topo do Julianatop), Botty Sanches, Guido Robles, Kathleen Lieuw Kie Song, Danielle Buitenweg (também atuou como cozinheira de expedição) e Peter Spiller (único que não era do Suriname, mas de Saint Augustine, na Flórida). Fomos assistidos por quatro verdadeiros especialistas em selva: Menno (Saramaccan Marron Tribe), Winter (Aucan Marron Tribe), Chairu e Daniel (ambos Trio Amerinndian Tribe)”.

Foto: Peter Spiller/SummitPost

Rainha Juliana dos Países Baixos

A montanha leva o nome da rainha Juliana Luísa Ema Maria Guilhermina, dos Países Baixos, cujo reinado ocorreu de 1948 a 1980, quando abdicou. Seus anos de reinado foram marcados por crises constitucionais e escândalos políticos. Ela morreu em 20 de março de 2004, aos 94 anos.

Foto: Rob Croes/Anefo

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade