Conheça o Inti Raymi, a festa inca que celebra o sol

O festival é um dos eventos mais importantes do calendário inca, no Peru, e acontece no solstício de inverno.

O mês de junho é marcado por festas juninas no Brasil, mas também pelo Inti Raymi, no Peru. O Inti Raymi é um evento de cunho religioso em homenagem ao deus-sol inca. A Festa do Sol é celebrada no solstício de inverno, que geralmente cai no dia 24 de junho no hemisfério sul. ‘Inti’ significa sol e ‘Raymi’ significa festival ou celebração, em Quechua, o idioma do Império Inca. 

Foto: Percy Hurtado Santillan/Agência Andina

Durante o Império Inca, o Inti Raymi foi realizado na cidade de Cusco, que era a capital do império. A cerimônia envolvia rituais elaborados, música, dança e oferendas para homenagear o Deus sol, considerado o ancestral do povo inca e o provedor da vida e da abundância. O festival era liderado pelo imperador, que desempenhava um papel central nos rituais.

O festival era considerado uma forma do povo inca agradecer ao sol por seu calor e luz, essenciais para suas atividades agrícolas, e também uma oportunidade para renovar seus compromissos com os deuses e fortalecer seus laços sociais como comunidade.

Atualmente, o festival continua sendo celebrado em Cusco e atrai milhares de turistas de todo o mundo. A versão moderna do festival é uma reconstituição da antiga cerimônia e inclui trajes coloridos, procissões, música e danças tradicionais. É um evento cultural significativo que mostra a herança e tradições incas.

Veja alguns registros do festival:

Espetáculo ao ar livre

O Inti Raymi que ocorre atualmente é uma grande performance teatral que envolve mais de 800 pessoas no elenco, devidamente caracterizadas com as vestimentas típicas dos Incas.

A celebração é dividida em três atos. O primeiro ato apresenta uma oferenda ao deus-sol por meio de danças e cantos na esplanada do Qorikancha (também conhecido como Templo do Sol), que fica localizado na Avenida El Sol, a principal avenida da cidade de Cusco.
Em seguida, no segundo ato, a encenação se dirige para a Praça de Armas, para reverências e agradecimentos, onde o Imperador Inca desfila entre os presentes.

Por fim, o terceiro ato, na esplanada de Sacsayhuamán, considerado o mais importante, consiste em orações na língua quéchua que demonstram respeito e admiração ao deus-sol. Neste momento também há a simulação de um sacrifício animal com uma lhama, momento no qual um xamã faz previsões para o ano que se inicia, conforme a tradição Inca. 

E aí? Conhecia o festival? Sabe mais detalhes? Conta pra gente! 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade