Manaus 30º • Nublado
Quarta, 17 Agosto 2022

Web série conta detalhes da História da Arte do Amazonas em nove capítulos

trecho-abertura-historia-da-arte-video-visualidades-amazonicas
Lorena Machado e Karen Cordeiro, egressas do Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes da Universidade do Estado do Amazonas (PPGLA/UEA), tiveram uma ideia para ajudar aqueles que tem curiosidade sobre a história do Amazonas.

Aliás, história da Arte do Amazonas. Monumentos, pinturas e construções fazem parte do dia a dia do amazonense que muitas vezes sequer faz ideia de quem são os autores ou porque foram produzidas de determinada maneira.

Pensando em questões como essas, mas também em uma forma do amazonense reconhecer as obras distribuídas pela capital Manaus, surgiu a web série 'Visualidades Amazônicas'.

"Nós defendemos nossas dissertações em 2020 e a ideia do projeto surgiu bem antes do edital, como um ciclo de palestras desde 2019, que aconteceu em vários locais na cidade. Esse ciclo de palestras tinha como tema um panorama da história da arte geral no mundo e como acontecia em Manaus", conta Karen Cordeiro.

Participaram também do Ciclo de Palestras de História da Arte, os professores Luciane Páscoa e Márcio Páscoa a convite de Márcio Souza, por meio do Conselho Municipal de Cultura. As palestras foram realizadas no 'Les Artistes' Café Teatro, Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Grêmio Recreativo Escola de Samba Reino Unido da Liberdade, Centro de Artes Aníbal Beça e Escola Estadual Cacilda Braule Pinto.

Ciclo de palestras em 2019 inspirou web série. Foto: Karen Cordeiro/Cedida

A ideia surgiu em meio a pandemia da Covid-19, por conta das restrições e impossibilidade para acessar presencialmente fontes de conteúdo artístico entre 2020 e 2021. E a proposta da web série foi contemplada com a Lei Aldir Blanc - Prêmio Feliciano Lana 2020, pelo edital Nº05/2020 da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Amazonas (SEC/AM). "Nós submetemos ao prêmio e para conseguir entregar o projeto em tempo hábil, escolhemos nove momentos que foram apresentados nessa primeira parte", explica a autora.

Assim, o projeto foi dividido em nove episódios de cerca de 20 minutos cada. Os vídeos apresentam algumas produções artísticas marcantes para a história da arte local, como registros de arte pré-colonial encontrados na região, pinturas e esculturas produzidas durante a Belle Époque, artefatos recolhidos por viajantes que passaram pela capital amazonense registrando características do novo mundo, artistas do Clube da Madrugada e a produção artística em Manaus durante a década de 1980. Conheça mais sobre o projeto.

"Pretendemos continuar futuramente, fazer a parte dois e quem sabe a parte três. Mas ainda não temos definido quais temas serão trabalhados. A escolha dos temas pra esses episódios partiu do que a gente já tinha trabalhado nos ciclos de palestras, que foi até a década de oitenta, escolhendo alguns artistas que havíamos citado", adianta Karen.

De acordo com ela, toda a web série foi pensada para ser consumida pelo público em geral, por ser didática. "Não tem uma linguagem muito técnica, porque pensamos que esses vídeos podem ser passados em escolas, que os professores possam usar com os alunos, mas também para quem tenha interesse em conhecer a história da arte do Amazonas", comenta.

Assista ao primeiro episódio da web série:

Veja mais notícias sobre Amazonas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 17 Agosto 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/