Manaus 30º • Nublado
Sexta, 30 Setembro 2022

Manaus histórica: Relembre o complexo booth line

booth-line-capa

Quando alguém se refere à economia na Amazônia e grandes complexos industriais é comum lembrar automaticamente da Zona Franca de Manaus.

A Zona Franca foi criada em 1967 com o objetivo de desenvolver a região amazônica e promover uma integração territorial da região norte com o resto do país, porém não é o primeiro complexo e o pioneiro da região.

Inspirado na arquitetura portuguesa, o complexo booth line foi construído em meados do século XIX, na área central da cidade de Manaus. Relembre sua história:

Foto: Manaus de antigamente/Reprodução

 O nome é inspirado nos irmãos Alfred e Charles Booth, fundadores da empresa de navegação marítima Booth Line. O complexo Booth Line possuía um conjunto de 17 edificações e surgiu em um momento de maior desenvolvimento econômico e social da Amazônia: o ciclo da borracha.

O Booth Line ficava (hoje restam apenas ruínas) localizado no centro histórico da capital amazonense, próximo ao porto construído pelos ingleses, conhecido como Rodway.

Os irmãos Alfred e Charles foram os fundadores da empresa de navegação marítima Booth Line. Foto: Reprodução/Novo Milênio

 O local era um agitado centro comercial onde toda a população da cidade ou pessoas que estavam de passagem pelo porto realizavam compras em importadoras para vender fora da cidade ou em bairros mais afastados.

Além disso, abrigava uma agência bancária, o Tribunal de Contas do Estado e até bares.

As empresas mais conhecidas do complexo eram:

  • Prédios das empresas Boot Steamship Co. ou Booth Line (escritório da companhia inglesa de navegação que fazia o percurso Manaus-Liverpool dentre outros);
  • Banco do Brasil (1º Agência de Manaus);
  • Lloyd Brasileiro;
  • Tribunal de Contas do Estado;
  • Manáos Tramsway and Ligth Copmany;
  • Casa do Pequeno Trabalhador;
  • Sholtz & Cia.;
  • Antunes & Comissões, Consignações, Importadores e Exportadores;
  • Bar e RestauranteBolsa Universal;
Ruínas do Complexo Booth Line. Foto: Reprodução/YouTube/Maurício Barbosa

 Dias atuais

Atualmente, há um projeto privado do complexo Booth Line que prevê restauro e requalificação de espaços urbanos com foco na infraestrutura de varejo e empreendedorismo. Instalado onde existia a antiga Bolsa da Borracha, o edifício é datado de 1890. 

O espaço receberá um modelo do Mercado de Origem, que tem instalações hoje de Belo Horizonte a São Paulo, incluindo propostas para Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco, Maranhão e Amazonas.

Foto: Prefeitura de Manaus/Divulgação

Para fins de curiosidade, o complexo foi construído próximo ao Forte de São José da Barra do Rio Negro, construído para proteger a cidade contra a invasão de espanhois.

Veja mais notícias sobre Amazonas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 30 Setembro 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/