Sidebar Menu

Manaus 30º • Nublado
Domingo, 27 Setembro 2020

Fenômeno 'arco-íris de fogo' aparece no céu de Manaus

Um fenômeno chamou a atenção de quem olhou para o céu de Manaus na tarde do último sábado (18). A equipe do Observatório Astronômico Rei do Universo captou imagens de uma nuvem iridescente, formada a partir do fenômeno da difração - quando a luz do sol incide sobre uma nuvem com gotículas universos de água e cristal de gelo.

O efeito da nuvem iridescente é raro e dura apenas alguns minutos. Ele só acontece em camadas mais altas da atmosfera, onde as partículas de água são mais abundantes. É comum que este fenômeno seja precedente a tempestades.

De acordo com um dos integrantes do OARU, Geovandro Nobre, os cliques aconteceram por volta de 17h50. Ele acredita que estava no lugar certo para observar o fenômeno. "Existe uma faixa de visibilidade da nuvem iridescente, ou seja, só é possível enxerga-la de um determinado angulo. Digamos que eu estava no lugar certo, na hora certa e com o equipamento adequado", disse.

Essa é a segunda vez que Geovandro consegue ver uma nuvem iridescente. "Quem pode conferir e registrar a nuvem foi muito sortudo. Tive a oportunidade de observar o fenômeno este ano, e também em 2014, mas na época não tinha um equipamento profissional para registrar imagens", destacou.

Foto: Geovandro Nobre/Arquivo Pessoal
Foto: Geovandro Nobre/Arquivo Pessoal
Foto: Geovandro Nobre/Arquivo Pessoal

Veja mais notícias sobre AmazonasCidades.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 27 Setembro 2020

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/