Sidebar Menu

Manaus 30º • Nublado
Domingo, 18 Abril 2021

Veja o que abre e fecha no fim de semana com toque de recolher e lei seca em Macapá

O fim de semana será diferente no Amapá, em função dos decretos que visam evitar a proliferação do novo coronavírus em meio à pandemia da Covid-19. Como há novas restrições a partir desta sexta-feira (12), veja como os principais serviços funcionam:
Vista aérea de Macapá, capital do Amapá — Foto: Rogério Lameira/Arquivo Rede Amazônica

Comércio

  • varejo de gêneros alimentícios: 7h às 20h;
  • representantes comerciais, lojistas, varejista de móveis e eletrodomésticos, materiais de escritório: só até 20h desta sexta;
  • hotéis, motéis, funerárias, postos de combustíveis, farmácias, borracharias, escritórios de advocacia: 24h;
  • restaurantes, lanchonetes e similares: atendimento presencial até 20h, e delivery, drive-thru e expresso até 0h;
  • bares e boates seguem fechados;
  • podem funcionar durante todo o fim de semana, respeitando o limite de 20h para atendimentos presenciais: feira, atacadista, distribuidora, peixaria, supermercado, minibox, revendedor de gás e água, batedeira de açaí, açougue, hortifrutigranjeiro, panificadora e petshop.

Shoppings

Os empreendimentos só podem funcionar de portas abertas até as 20h desta sexta-feira (12). O decreto municipal não permitiu atendimentos presenciais no sábado e nem no domingo. Os três shoppings da cidade anunciaram que estarão fechados nestes dois dias e só reabrem na manhã de segunda-feira (15).

Transporte público

Os ônibus de Macapá circulam só até 21h30, conforme determinou a companhia de trânsito e transporte. A medida acontece em função do toque de recolher. Só no domingo é cobrada a tarifa social, de R$ 1,85.

Com o toque de recolher, só é permitido o trânsito de quem busca atendimento médico, compra de alimentos ou medicamentos, ou ainda está em deslocamento ao trabalho ou retorno para casa.

Supermercados


  • Rede Fortaleza: funcionamento das 7h às 20h. No domingo, só as unidades Laguinho, Jesus de Nazaré, Perpétuo Socorro e matriz fecham mais cedo, às 13h.
  • Rede Santa Lúcia: todas as lojas funcionam das 7h às 20h.
  • Favorito: das 7h às 20h (no domingo fecha mais cedo, às 13h)
  • Atacarejo: das 7h às 20h (no domingo, só a unidade do Buritizal fecha mais cedo, às 13h)
  • Vó Santa: das 7h às 20h (no domingo fecha mais cedo, às 19h)
  • Assaí Atacadista: das 6h às 20h e no domingo das 7h às 18h

Bancos

As agências bancárias não têm horário afetado pelos decretos nesta sexta-feira.

Estabelecimentos de prática esportiva

As academias, box de crossfit, centros de treinamento, pilates, dança, natação, e afins, só devem funcionar até as 20h desta sexta-feira. Sábado e domingo não podem abrir. A reabertura só pode acontecer às 6h de segunda-feira.

Comércio de Macapá, durante a pandemia — Foto: Victor Vidigal/G1

Coleta de lixo

Coleta diurna, a partir das 7h: Pantanal, Renascer 2, Vitória do Renascer, São Lázaro, Renascer 1, Jardim Felicidade 1 e 2, Novo Horizonte, Lago da Vaca, Boné Azul, São José, Sol Nascente, Ipê, Curiaú, Infraero 1 e 2, Ilha Mirim, Parque dos Buritis, Açaí, Palmares, Brasil Novo, Liberdade, Amazonas, Ramal do Azevedo, Res. Lagoa, Ramal do Goiabal, Marabaixo 1, 2 e 3, Res. Independência (Marabaixo 4) e Jardim América (Marabaixo).

Coleta noturna, a partir das 19h: Perpétuo Socorro, Laguinho, Pacoval, Central, Santa Rita, Alvorada, Trem, Buritizal, Beirol, Santa Inês e Jesus de Nazaré, Coração e Loteamento Platon.

No complexo Beira-Rio, a coleta é feita cinco vezes ao dia, nos horários 1h, 7h, 12h, 15h e 18h. A retirada em feiras e mercados da cidade ocorre de segunda a domingo.

Igrejas

Os templos são considerados serviços essenciais, 24 horas por dia. As atividades, no entanto, devem seguir os protocolos de prevenção da Covid-19.

Hospitais

Mantido o atendimento de urgência e emergência 24 horas nos hospitais: de Emergência (HE), da Mulher Mãe Luzia (HMML), de Santana (HS), de Laranjal do Jari (HELAJA), Pronto Atendimento Infantil (PAI) e Unidades de Pronto Atendimento (UPA) Zona Norte e Zona Sul, Banco de Leite Humano (BLH), Unidade Mista de Saúde (UMS) dos municípios do interior, Nefrologia Hcal e Clínica da Vida, Unacon. 

Unidades Básicas de Saúde (UBSs)

  • UBSs Lélio Silva, Marcelo Cândia e Santa Inês (exclusivas da Covid-19) funcionam 24 horas, todos os dias;
  • UBSs Rubim Aronovitch e Pedro Barros funcionam 24 horas todos os dias;
  • UBS Marabaixo funciona todos os dias, de 7h às 0h;
  • Demais UBSs funcionam de 8h às 18h, somente nesta sexta.

Pontos turísticos

Bioparque, Museu Sacaca, Fortaleza de São José e Monumento Marco Zero seguem fechados em cumprimento aos decretos municipal e estadual de combate ao novo coronavírus.

Veja mais notícias sobre Amapá.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 18 Abril 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/