Vacinação no Amapá já alcançou 78% do publico alvo com a primeira dose

Aplicação da segunda dose já começou e todos os municípios seguem vacinando profissionais de saúde e idosos a partir de 85 anos.

A Superintendência de Vigilância em Saúde do Amapá (SVS-AP) divulgou, em relatório, que o estado já aplicou 78% de todas as vacinas contra o coronavírus distribuídas para o público alvo. Esse público corresponde a indígenas, idosos a partir de 85 anos, profissionais da saúde, idosos e pessoas com deficiência residentes em instituições, grupos previstos nesta primeira fase de vacinação do plano estadual. Em relação a segunda dose, a SVS apontou que 6% do público alvo já foi alcançado.

O relatório destaca que 100% dos idosos e deficientes que moram em abrigos já foram alcançados com a primeira dose da vacina. Além disso, já forma imunizados 78% dos trabalhadores da saúde e 65% dos idosos a partir de 85 anos. 

Foto: Arquivo/SVS-AP

A aplicação da vacina é responsabilidade dos municípios, cabe ao governo estadual a distribuição. Foram distribuídas 46.232 doses e desse total 24.749 já foram aplicadas. Em relação à primeira dose, e levando em conta todos os grupos desta fase, os municípios que têm maior índice de vacinados são Cutias, com 91% de cobertura e Pracuúba, com 90%. Os municípios que mostram menor índice de cobertura vacinal são Vitória do Jarí, com 48% e Santana, com 49% de cobertura.

A ampliação do público alvo depende do envio de novas vacinas pelo Ministério da Saúde. Está previsto ampliar a faixa etária para idosos a partir de 80 anos, posteriormente a partir de 75 anos e assim sucessivamente até alcançar todos os idosos acima de 60 anos. Após os idosos, serão vacinados os povos tradicionais ribeirinhos e quilombolas.

“Estamos aguardando novo lote de vacinas do Ministério da Saúde, e assim que chegar continuaremos executando o plano de vacinação. Infelizmente o MS ainda não nos informou data e a quantidade de vacinas que serão enviadas”, comentou o superintendente de Vigilância em Saúde, Dorinaldo Malafaia. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade