Manaus 30º • Nublado
Terça, 06 Dezembro 2022

Retrospectiva 2021: Confira os principais acontecimentos do ano no Amapá

Com o território formado por um conjunto de ecossistemas que vão de mangues à floresta tropical densa, de cerrados a campos, o Amapá é o único Estado cuja capital fica sobre a linha do Equador, que divide a Terra nos hemisférios Norte e Sul. Em 2021, o Brasil passou pelo segundo ano de pandemia e muitos outros fatos ocorreram nesse período também no Amapá. Confira a 'Retrospectiva 2021 - Amapá', no Portal Amazônia:
Foto: Rogério Lameira/Rede Amazônica

A primeira bebê 

O primeiro bebê amapaense de 2021 foi uma menina que nasceu em Macapá, no Hospital da Mulher Mãe Luzia (HMML). Com 2,168 quilos, a bebê nasceu às 1h18 do dia primeiro de janeiro, por meio de cirurgia cesárea. A família é moradora do distrito da Fazendinha.

Foto: Divulgação/SESA

Nascimentos e mortes

O Amapá é o segundo Estado menos populoso do Brasil, de acordo com as estimativas da população de 2021 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com cerca de 877.613 habitantes, ficando na frente, em números, apenas de Roraima.

O número de registros de nascimentos realizados no período entre janeiro até o dia 20 de dezembro foi de 5.936 habitantes. Macapá foi o município que apresentou a maior quantidade de novos nascimentos, foram 4.572 ao todo. Por outro lado, o que apresentou o menor número de registros foi o município de Serra do Navio, com apenas 13.

Os dados são do Portal de Transparência do Registro Civil, da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (ARPEN).

Nomes mais registrados

Gael e Arthur saíram na frente nos registros de nomes nos cartórios do Amapá. Estes, também estão no ranking dos nomes mais registrados em todo o país (parece que estão aposentando o Enzo Gabriel, né?). 

Em relação aos nomes femininos em primeiro está Maria Eduarda (na 8º posição do ranking total no país) e Ana Júlia (na 11º posição). Conhece alguém com esses nomes? Olha só:  

Fonte: Arpen

Casamentos

Noivado, casamento, festa, vida nova.... esse é o desejo de muitos brasileiros. Mas devido à pandemia da Covid-19, com as medidas de restrição, muitas festas programadas para 2020 tiveram que ser adiadas para 2021 ou até mesmo canceladas. 

Foram 1.158 casamentos no Amapá no ano passado, 49,38% a menos que no ano anterior. Já em 2021, com a vacinação e flexibilização de medidas nas cidades, as pessoas voltaram a celebrar: 2.338 casamentos. Parabéns aos noivos!

Foto: Divulgação

Cheia do Rio Jari

Em maio de 2021, a Cheia do Rio Jari prejudicou a vida de famílias de seis municípios no Amapá. Um dos mais afetados foi Laranjal do Jari, no extremo Sul do Estado. Além de Laranjal, foram afetados os municípios de Vitória do Jari, Pedra Branca do Amapari, Porto Grande, Serra do Navio e Vila Brasil, em Oiapoque.

De acordo com a Defesa Civil do Estado, o nível do rio atingiu, em 27 de maio, a marca de 2,47 metros, que é considerado um nível alto.

Ao todo, foram mais de 15 mil pessoas afetadas, 3,5 mil famílias atingidas direta ou indiretamente e pelo menos 42 famílias desalojadas, que foram para casa de parentes ou conhecidos.

Foto: Divulgação/

Covid-19

No primeiro ano da Covid-19, o Amapá registrou 893 mortes provocadas pelo novo Coronavírus. Em 2021, foram 1.117 mortes até o fechamento da matéria (23/12), totalizando 2.010. Ao todo, foram 126.369 casos confirmados e 116.257 pessoas recuperadas.

Vacinação

Foto: Divulgação/Governo do Amapá

Em relação à vacinação contra a Covid-19, no Amapá foram aplicadas  861.258 doses de vacinas em todos os 16 municípios. A população amapaense vacinável é de 569.316 pessoas. Deste total, 89,22% receberam a primeira dose da vacina, e 62,05% foram imunizadas com a 2ª dose, 3ª dose e dose única.

Vale lembrar que a última atualização ocorreu em 10 de dezembro,  por conta do ataque hacker ao ConecteSUS, sistema do Ministério da Saúde que reúne os dados sobre a vacinação.

Conta pra gente: lembra de mais algum fato ou curiosidade que marcou seu Estado?

Veja mais notícias sobre Amapá.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 06 Dezembro 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/