Sidebar Menu

Manaus 30º • Nublado
Quinta, 29 Outubro 2020

Previsão para setembro indica sol forte e menos da metade de chuvas do que agosto no Amapá

A população do Amapá precisará reforçar a aplicação do protetor solar em setembro. De acordo com o Núcleo de Hidrometeorologia (NHMet), a previsão do mês é de poucas chuvas e sol forte, devido o período de estiagem que começa a ser registrado mais intensamente nessa época do ano, no extremo Norte do país.

O órgão, ligado ao Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa), estima uma média de 43 milímetros de chuvas nos próximos 30 dias, podendo o volume variar entre 0 a 70 milímetros em um dia.

Foto: Gabriel Penha/Rede Amazônica

"Setembro é considerado o mês da estiagem porque recebe chuvas numa quantidade abaixo dos 60 milímetros na média", explicou meteorologista e coordenador do NHMet, Jefferson Vilhena.

A média prevista para setembro é menos da metade do que os 100 milímetros que foram previstos para agosto, mês que representou o início do verão amazônico. Até esta segunda-feira (31), o Núcleo registrou que caiu 97,8% dessa quantidade de água.

No contexto de Macapá, de acordo com o NHMet, a Zona Sul teve 171 milímetros de chuvas no último mês contra 70 nas áreas da Zona Norte.

Vilhena também esclareceu que a frente fria que começou a atingir boa parte do país, incluindo a região Norte, não deve chegar no estado. Segundo o profissional, a massa de ar frio se concentra entre os estados do Acre até o Rio Grande do Sul.

Veja mais notícias sobre AmapáCidades.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 29 Outubro 2020

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/