Governo do Amapá decreta lockdown em todo o estado

A fiscalização para garantir o cumprimento das medidas será feita em conjunto pelas forças de segurança, estaduais e municipais

O Amapá é o primeiro estado a decretar lockdown em todos os municípios. Macapá é a quinta capital do país adotar proibição de circulação de pessoas – as outras quatro são Recife, Belém, São Luís e Fortaleza. A medida é para evitar a disseminação do coronavírus.

“Os serviços essenciais continuam da mesma forma. O nosso lockdown são para medidas de isolamento social rígido, com redução na circulação de pessoas e de veículos. Para esse decreto é necessário que as pessoas não saiam de casa com interesse de burlar, que elas entendam. Estamos começando o pico da epidemia em Macapá”, detalha o prefeito Clécio Luís.

A fiscalização para garantir o cumprimento das medidas será feita em conjunto pelas forças de segurança, estaduais e municipais.

Foto: Ronaldo Brito/Rede Amazônica

O estado registrou mais de 100 mortes e superou 3,4 mil casos de Covid-19. Macapá, Santana e Laranjal do Jari estão entre as cidades com maior mortalidade por coronavírus do país, segundo levantamento do G1 Amapá junto às secretarias estaduais de saúde.

Durante a coletiva, governador e prefeito alertaram para o colapso no sistema público e privado, com disponibilidade mínima de leitos, falta de equipamentos e profissionais .

“Não tem leitos nos hospitais, seja você rico, você pobre, na rede pública ou privada. Se tivesse o leito, não tem médico, equipamentos suficientes. Isso diz respeito a todos nós. Nas UBSs a gente tá acompanhando, superlotadas, médicos se revezando, mas não conseguem atender, porque no meio do atendimento normal aparecem pessoas em estado grave e como não tem leito, a gente vai atender”, alertou Clécio Luís.

Confira as principais regras do lockdown no Amapá

  • Rodízio de veículos: Esta medida entrará em vigor apenas em Macapá. Carros com placas terminadas em números pares (0, 2, 4, 6 e 8) circulam nos dias pares (20, 22, 24, 26 e 28) e terminados em números ímpares (1, 3, 5, 7 e 9) circulam nos dias ímpares (19, 21, 23, 25, 27);
  • Barreiras sanitárias vão vistoriar a placa do veículo, medir a temperatura de motoristas e ocupantes e, em caso de comprovação do deslocamento – seja à trabalho ou para compra de alimentos e remédios – a passagem será liberada.
  • Em caso de descumprimento do rodízio, haverá a retenção e a aplicação de multa prevista no Código Brasileiro de Trânsito (CBT) de R$ 123.
  • Proibição da circulação em logradouros públicos (praças, parques, orlas);
  • Aplicação de multas administrativas de até R$ 5 mil para quem descumprir as normas;
  • Realização de testes rápidos nos vizinhos dos infectados e fiscalização em estabelecimentos comerciais para cobrar a aplicação das medidas sanitárias;
  • Bairros com mais números de casos e baixo índice de isolamento terão barreiras mais rígidas e maior fiscalização. Em Macapá, por exemplo, serão, até o momento: Buritizal, Santa Rita, Novo Buritizal, Centro e Pacoval.
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade