Manaus 30º • Nublado
Segunda, 27 Junho 2022

Equinócio das Águas: fenômeno no Amapá marca a mudança de estações nos hemisférios Norte e Sul

O Amapá celebra o fenômeno natural conhecido como Equinócio das Águas neste domingo (20). O equinócio  é um fenômeno que acontece quando os raios do Sol incidem diretamente sobre a Linha do Equador, iluminando igualmente os dois hemisférios (Norte e Sul), e ocorre durante dois momentos no ano: em março e em setembro.

O Amapá é o Estado brasileiro onde a linha do Equador passa e no monumento Marco Zero do Equador, na capital Macapá, é possível acompanhar o fenômeno, previsto para ocorrer às 12h33 (hora Amapá).

O fenômeno faz dia e noite terem a mesma duração. Em março ocorre o Equinócio da Primavera ou das Águas, e em setembro ocorre o Equinócio de Outono. 

Foto: Reprodução/Maksuel Martins

Programação

Várias atividades estão previstas para serem realizadas ao longo do dia para acompanhar a transição, organizadas pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur). O início está marcado para as 9h e o número de visitantes será controlado para seguir os protocolos de segurança sanitária contra a Covid-19. Quem for ao evento deve utilizar máscara e manter uso de álcool em gel. 

Quem visitar o ponto turístico receberá informações sobre a formação do fenômeno que atrai centenas de turistas para o Estado, e também poderá se vacinar contra a Covid-19 e o sarampo. Outras atividades programadas são a prática de rapel no obelisco; pista de corda; exposição de livro; confecção de tranças tradicionais com trancistas do Curiaú; apresentação do grupo de capoeira Verga do Norte; e marabaixo com o grupo 'É tradição'.

De acordo com a diretora de desenvolvimento da Setur, Adriana Rodrigues, a expectativa do evento é buscar valorizar ainda mais o turismo local e o incentivo à participação da população.

"Nós buscamos consolidar o turismo amapaense como ferramenta de inclusão social e instrumento de desenvolvimento econômico. E valorizar o fenômeno natural que acontece aqui é fundamental para fortalecer nosso setor turístico", pontuou. 


Veja mais notícias sobre Amapá.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 28 Junho 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/