Autônoma é aprovada na universidade onde vende lanches e realiza sonho de 15 anos

Além de uma futura carreira, ela diz que quer, antes de tudo, “felicidade” e o “desejo de inspirar” os filhos

Vendendo lanches diariamente pelo campus da Universidade Federal do Amapá (Unifap) em Macapá, a autônoma Alessandra Ferreira, de 45 anos, alimentou a vontade de conciliar a fonte de renda com o sonho de ingressar no ensino superior. Depois de 15 anos de tentativas, ela foi aprovada para o curso de Geografia e vai começar a estudar em 2021.

O convívio diário com a vida acadêmica a inspirou ainda mais a tentar o processo seletivo da Unifap através do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O desejo era tanto que, mesmo não se inscrevendo em um cursinho preparatório, isso não a impediu de buscar o sonho.

Alessandra Ferreira com uniforme de vendedora na recepção dos calouros da Unifap em 2020, um ano antes de se tornar acadêmica — Foto: Arquivo Pessoal

Além de uma futura carreira, ela diz que quer, antes de tudo, “felicidade” e o “desejo de inspirar” os filhos, a família e outras mulheres a não desistirem dos objetivos, independente da idade ou dificuldades.

“Eu, como mãe, tinha que mostrar para os meus filhos que é necessário ter uma graduação. E a gente têm que buscar cada vez mais evoluir. Eu preciso ter o ensino superior. É uma coisa que vai me fazer bem e me deixar mais feliz. Eu acho isso muito importante”, comentou.

O nome dela consta na lista de aprovados divulgada no sábado (20), na 1ª chamada pública do processo seletivo de 2020, para o curso de bacharelado em geografia. As aulas acontecerão no formato remoto em função da pandemia da Covid-19.

Será o primeiro contato de Alessandra com o ensino superior para, assim, seguir o caminho do marido e dos dois filhos já graduados.

“Eu sempre achei o auge da inteligência humana entrar numa universidade federal. Para mim só importava se fosse federal. Em vários anos eu escolhia cursos mais difíceis, mas vi que a nota que eu tirava não era suficiente. Aí resolvi escolher um curso com uma nota de corte mais baixa. Pesquisei sobre os cursos e vi que o que mais me agradava era geografia”, explicou.

A conquista foi compartilhada por Alessandra numa rede social e recebeu centenas de curtidas, compartilhamentos e comentários. Nas mensagens, estudantes, clientes, familiares e desconhecidos a parabenizaram: “Sempre acreditei e soube que esse dia chegaria parabéns rainha, vc merece! [sic]”, dizia um deles.

A preparação para a universidade foi dividida com o trabalho e a produção de sucos, coxinhas e empadas para vender aos acadêmicos.

“Eu nunca estudei ou fiz cursinhos [focados para fazer o Enem]. Aí eu observava os temas que poderiam cair na redação e sempre procurando saber sobre as regras da redação e as outras disciplinas que poderiam cair [no Enem]”, contou.

Alessandra contou que ainda planeja como vai conciliar os estudos com o trabalho. Para continuar vendendo os lanches caseiros na Unifap e se sustentando, ela pretende contratar uma funcionária.

Numa nova rotina, porém, ela ressalta que continuará buscando evoluir através dos estudos.  

Escrito por Victor Vidigal 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade