Professor escreve sobre nomes de cidades acreanas em Libras

A versão em inglês do artigo foi publicada na revista norte-americana ‘Sign Language Studies’.

O professor do Centro de Letras, Educação e Artes da Universidade Federal do Acre (Ufac), Alexandre Melo de Sousa, publicou na revista norte-americana ‘Sign Language Studies‘ (vol. 22, n.º 1), em coautoria, o artigo ‘Toponímia em Libras (língua brasileira de sinais): análise formal e semântico-motivacional dos signos que nomeiam as cidades do Acre’.

O trabalho, publicado em inglês, também é assinado pela professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Ronice Müller Quadros, e é resultado de pesquisas de pós-doutorado desenvolvidas na UFSC. Para a produção, contou com a participação de surdos acreanos, acadêmicos do curso de Letras/Libras da Ufac e da comunidade externa.

Foto: Reprodução/Ufac

“A pesquisa ressalta da relação entre língua e cultura, ao tratar das nomeações dos espaços geográficos acreanos pelos surdos. Ao dar nome aos municípios, o sujeito surdo projeta sua marca identitária, seu modo de ver o mundo, e imprime o sentimento de pertencimento ao lugar”, comentou Alexandre Melo.

“O nome de lugar é muito mais que um elemento linguístico. É um item que reflete a história, a cultura, o sentimento, as crenças. É um elemento interdisciplinar”, reforça o professor. 

Foto: Reprodução/Ufac

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade