Manaus 30º • Nublado
Sexta, 03 Mai 2024

Povos indígenas do interior do Acre realizam 3ª edição do Festival Atsa

Povos indígenas do interior do Acre realizam 3ª edição do Festival Atsa

Ontem (18) começou a 3ª edição do Festival Atsa, que em português significa Festival da Macaxeira, e acontece em Mâncio Lima, interior do Acre. São cinco noites de imersão na cultura indígena. O evento atrai várias pessoas do Brasil, alguns países da América Latina e Europa.



“Foi o nome que encontramos para relembrar de nossos antepassados, dos seres aqui catequizados e o primeiro trabalho que fizeram foi plantar macaxeira. Então, colocamos esse nome para seguir na nossa memória a lembrança deles e nossa cultura”, explicou o cacique Joel Puyanawa.

Atrações

O visitante, além de participar do festival, tem a oportunidade de conhecer o artesanato e a culinária indígena com a utilização da macaxeira, que é a base da economia do povo Puyanawa.

Atualmente, vivem na aldeia quase 700 índios. Segundo Joel esse é um momento de interagir com os indígenas e a floresta,

“As barracas estão oferecendo um potencial de conhecimento do que sabemos fazer da macaxeira. Tem um cardápio mais elevado esse ano, tem o artesanato e vai ter a trilha, com 11 quilômetros e vamos andar toda ela”, falou.

Valorização

Além de aquecer a economia dentro da aldeia, o festival tem o objetivo de resgatar a tradição do povo que habita a região conhecida como Barão, na fronteira do Brasil com o Peru.

Para Luiz Puyanawa, uma das lideranças indígenas, o festival é o momento de mostrar para os visitantes as riquezas do povo indígena e ajudar a perpetuar a cultura do povo.



“É um reencontro das comunidades, das famílias, onde é discutido todo potencial artístico do povo, cultural, culinário e de uma sobrevivência do povo. É uma festividade que não tem violência e nem coisas químicas. É um mundo muito diferente e é legal que muita gente pudesse conhecer e vivenciar esse momento”, aconselhou.

Veja mais notícias sobre Acre.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 04 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/