Entenda o que significa cada elemento no brasão da bandeira de Rio Branco

Bandeira faz homenagem ao barão que ajudou a anexar o Acre ao Brasil

A história da bandeira faz uma homenagem ao Barão de Rio Branco, como era conhecido o ministro das relações exteriores e diplomata José Maria da Silva Paranhos Júnior, responsável pela anexação do Acre ao Brasil por meio do Tratado de Petrópolis.

O historiador Marcos Vinícius Neves conta que em 1964 o então prefeito de Rio Branco Aníbal Miranda adotou o brasão de armas do barão na bandeira da cidade.

O brasão tem a imagem de uma coroa, que representa a realeza e nobreza, um globo com uma faixa vermelha, um rio e uma frase abaixo escrita: Ubique Patria Memor. O historiador explica o significado.

Brasão da bandeira de Rio Branco – Foto: Reprodução/internet

“Em latim significa: ‘onde estiver lembrarei da pátria’. O barão passou anos na Alemanha como embaixador, mas não esquecia do Brasil, então, é uma frase muito característica da atividade diplomática do Barão de Rio Branco. Esse brasão de armas do barão de Rio Branco foi adotado oficialmente como o brasão da prefeitura que leva o nome dele, o que faz todo sentido, em 2 de outubro de 1964”, 

acrescenta.

Para usar o brasão de armas do diplomata na bandeira, o prefeito Aníbal Miranda criou a Lei Municipal de 11 de outubro de 1964, que foi aprovada pela Câmara de Vereadores da época.

Em 1995, o prefeito da época Jorge Viana oficializou o uso do Barão de Armas com uma descrição heráldica na Lei nº 1219 de 29 de dezembro de 1995.

A lei descreve o significado dos símbolos inscritos no brasão: 

  • Coroa – faz referência ao Barão de Rio Branco, que era um nobre
  • Escudo na cor azul – símbolo de arma passiva, protetora
  • Globo com uma faixa vermelha – totalidade jurídica de um poder absoluto, designando o território limitado sobre o qual exerce o poder um personagem ilimitado
  • Rio de prata em curso – fertilidade, da morte e da renovação
  • Ubique Patria Memor – Em Toda a Parte Recorda-se da Pátria

Com informação do, g1 Acre* 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade