Manaus 30º • Nublado
Quarta, 28 Fevereiro 2024

Durante quarentena, Polícia Militar faz serenata a moradores de prédios em Rio Branco

policia-acre-capa

Moradores em quarentena por conta da pandemia do novo coronavírus foram surpreendidos, na noite deste sábado (4), por um policial militar tocando o hino acreano e clássicos da música popular brasileira no trompete.

Das janelas, os moradores de prédios no bairro Morada do Sol pararam tudo para acompanhar a apresentação do militar, que foi bastante aplaudido. Um vídeo com o momento viralizou na web.

A reportagem conversou com o protagonista da filmagem, major Djair Cavalcante, regente da banda da PM. Ele relatou que, ao final de cada música, pedia que as pessoas permanecessem em casa.

"Estava de serviço ontem [sábado,4] e aproveitei para começar aquilo que estávamos planejando para fazer a partir de segunda-feira [6]. Estávamos patrulhando e paramos em alguns desses locais para fazer um pouco de música para os que se encontravam em suas casas, pois é o mínimo que nós policiais estamos tentando fazer, levar um pouco de alegria e segurança ao mesmo tempo em que estamos nas ruas", afirmou o major.

Emocionados

A autônoma Patrícia Ganum, moradora de um dos prédios, disse que a surpresa foi emocionante e parabenizou a iniciativa. Segundo ela, ações como essa trazem esperança de dias melhores. Da sacada do apartamento, ela fez um vídeo do momento da apresentação.

"Ninguém espera que a polícia faça uma coisa assim tão sentimental, que mexe com todo mundo. As pessoas estão mais emotivas, pararam com a correria do dia a dia. Como as coisas estão mudando, a polícia, que prende bandido, faz coisas difíceis, se mostrando com tanta delicadeza com as pessoas. Emocionou muita gente aqui no prédio", disse a moradora.

Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital acreana, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas.

Atingir outros bairros

Nas redes sociais, o comandante da Polícia Militar do Acre, coronel Ulysses Araújo, disse que a banda de música da polícia teve que suspender as atividades de apresentações lúdicas no período de pandemia.

Os militares músicos foram chamados para reforçar o policiamento ostensivo nas ruas. Ele disse ainda que a ideia é levar o projeto para outros bairros.

"A gente vai fazer isso em vários locais, vários bairros. É uma ação da banda de música, porque colocamos todo o efetivo da Polícia Militar trabalhando em relação a essa situação da Covid-19, até para melhorar o policiamento e evitar roubos, furtos e arrombamentos. Aí, o maestro da banda deu ideia de quando estivessem fazendo patrulhamento pudessem tocar e a gente achou que era interessante", explicou o comandante.

Apesar da repercussão positiva da atitude, muitos internautas questionaram o fato de a apresentação ter sido feita em frente a prédios de um dos bairros mais nobres da capital acreana. O coronel disse que as críticas existem, mas que o projeto é uma forma de atingir a todos.

"Se você fizer, as pessoas reclamam, se não fizer reclamam também. Então, tem pessoas que realmente são sem noção. O que interessa é que vamos fazer nos bairros. Começamos no Centro, porque o policial da banda de música estava responsável exatamente por aquela área, mas, logicamente, em outros momentos vão estar em outras áreas. A ideia e trazer conforto para as pessoas que estão em casa na quarentena, um alento", disse Araújo. 

Veja mais notícias sobre Acre.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 29 Fevereiro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/