Sidebar Menu

Manaus 30º • Nublado
Segunda, 26 Julho 2021

Conheça personalidades do Acre que se destacaram no cenário nacional

Você sabia que o falecido político Enéas Carneiro era acreano? E que a escritora Glória Perez também é acreana? Em geral, sabe-se muito pouco sobre o Acre, mas o estado contribuiu bastante para a política e cultura no país com personalidades que fizeram e fazem história. 

O Portal Amazônia listou algumas das personalidades acreanas que se destacaram no cenário nacional. Conheça:

 Chico Mendes

Filho de seringueiros, Francisco Alves Mendes Filho nasceu em Xapuri, em 1944. Desde pequeno trabalhou na floresta e foi alfabetizado apenas com 19 anos. Aos 31 anos, Mendes deu início a sua atuação como sindicalista e ativista ambiental.

Considerado o maior símbolo brasileiro da luta pela preservação da floresta Amazônica, Chico Mendes foi assassinado em 1988 a mando de um fazendeiro.

 Enéas Carneiro

Fundador do Partido de Reedificação da Ordem Nacional (Prona), o médico e ex-deputado Enéas Ferreira Carneiro nasceu em novembro de 1938, em Rio Branco. Em 2002, Enéas foi eleito deputado federal com o maior número de votos da história: 1,5 milhão.

Formado em medicina em 1965 pela Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro e tinha mestrado em cardiologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Em 1989, ele concorreu pela primeira vez à presidência da República e conseguiu apenas 360.574 votos.

O político voltou a concorrer ao cargo em 1994 e 1998, quando obteve 4.671.457 e 1.447.090 votos, respectivamente.

 Glória Perez

Escritora e autora de destaque na TV, Glória Perez se consagrou como autora de novelas de sucesso. Nascida em Rio Branco, ela se mudou para Brasília aos 15 anos para dar continuidade aos estudos.

Entre seus trabalhos de destaque estão as novelas "Barriga de Aluguel" (1990), "O Clone" (2001), "América" (2005) e "Salve Jorge" (2012). Em 2010, Perez ganhou o Prêmio Emmy Internacional de melhor telenovela por seu trabalho em "Caminho das Índias".

 Gleici Damasceno

Campeã do "Big Brother Brasil 18", a atriz e influenciadora Gleici Damasceno foi a primeira acreana a entrar no programa. Foi a primeira de sua família a terminar o ensino médio, e mais tarde se tornou a primeira ingressar no ensino superior.

Aos 16 anos, conseguiu fundar com amigos a associação Juventude Unida da Baixada do Sobral, da qual foi presidente. Engajada em pautas sociais e politicas, a artista é filiada ao Partido dos Trabalhadores (PT).

 Marina Silva

 Em 33 anos de vida pública, Marina Silva ganhou reconhecimento dentro e fora do país pela defesa da Amazônia, da valorização dos recursos naturais e do desenvolvimento sustentável. 

Foi eleita vereadora, deputada estadual e senadora pelo Acre, além de ter atuado como ministra do Meio Ambiente, entre janeiro de 2003 e maio de 2008. Em 2007, conquistou o "Champions of the Earth", principal prêmio da ONU na área ambiental.

Marina Silva disputou a Presidência da República pelo Partido Verde (PV), em 2010, pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), em 2014, e pela Rede Sustentabilidade, em 2018.

 Weverton Pereira

Goleiro do Palmeiras, Weverton é um dos mais famosos jogadores de futebol da atualidade. O jogador surgiu nas categorias de base do Juventus do Acre e já passou por clubes como Corinthians, Oeste e Remo. O destaque em sua carreira de atleta é o Atlético Paranaense, time em que já disputou mais de 200 partidas.

No ponto alto da carreira, Weverton defendeu a Seleção Brasileira na conquista do inédito título dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016 e brilhou na decisão por pênaltis diante da Alemanha.

Veja mais notícias sobre Acre.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 26 Julho 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/