Criada por amigos e familiares do professor Manoel do Carmo, o Maneca, a celebração acontece desde 1987.
A Banda do Boulevard é uma clássica celebração do Domingo Magro de Carnaval manauara. Quem nunca ouviu falar? Levando milhares de foliões todos os anos para as ruas, a banda possui a tradição de garantir atrações com célebres nomes da sociedade artística do Amazonas.
A Banda foi fundada no Carnaval de 1987 e, anualmente, apresenta temas que exaltam o compromisso com a cultura amazonense, reunindo mais de 150 mil foliões para celebrar e já conta com mais de 30 sambas gravados.
Sua importância é tão grande para a cultura manauara, que está entre as bandas carnavalescas que receberam o título de Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Amazonas.
A jornalista Jonária França conta que, ao longo dos quase 40 anos de Banda, o evento se consolidou como um espaço para a promoção cultural de artistas de que divulgam seu trabalho e animam o público com suas performances.
“A banda foi criada em 1987 por um grupo de amigos e familiares do professor Manoel do Carmo Chaves Neto, o Maneca, que este ano recebe a homenagem da agremiação, sendo tema do Carnaval da banda: Maneca Supercampeão”, conta.
“A brincadeira feita em 1987, quando o grupo de amigos e familiares saíram brincando carnaval de rua, com fantasias caseiras confeccionadas por eles mesmos, ganhou uma proporção gigantesca e hoje costuma levar para a Avenida Álvaro Maia, no Centro de Manaus, mais de 150 mil foliões, sempre trazendo temas que defendem a cultural e grandes personalidades que deram suas contribuições ao Amazonas nas mais variadas áreas”,
afirma Jonária.
A Banda do Boulevard é uma das que mantém a tradição do Carnaval de rua na capital amazonense, pois incentiva o resgate às manifestações populares que foram se perdendo. “A banda leva as famílias para a rua, tanto que no Carnaval da Banda do Boulevard você vê as famílias brincando alegremente, com os sambas tradicionais do carnaval popular”, garante.
Carnaval Amazônico
O Carnaval Amazônico é um projeto realizado pela Fundação Rede Amazônica, correalizado pelo Grupo Rede Amazônica, com o apoio do Governo do Estado do Amazonas, através da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas. Ele visa resgatar a importância histórica das tradicionais bandas e blocos de Carnaval de Manaus.
Flashs ao vivo, clipes das bandas, campanhas educativas (conscientização contra direção perigosa, combate à exploração sexual de mulheres e crianças e infecções sexualmente transmissíveis) e campanhas ambientais (plantio de mudas de árvores em área pré-selecionada, programa de coleta de resíduo e compensação da emissão de carbono) também fazem parte do projeto.
O Carnaval Amazônico busca unir tradição, cultura e entretenimento, levando um pedaço da Amazônia para o público de toda a Região Nor