O local começou a receber obras de implantação de rede coletora que irá transportar o esgoto até uma estação para tratamento.
As obras de expansão do esgotamento sanitário chegaram à comunidade Vale do Sinai, no bairro Cidade Nova, na zona Norte da cidade. O local faz parte da microbacia que irá contemplar quatro áreas do bairro. Ao todo, serão implantados 34 mil metros de rede coletora, que irão transportar todo esgoto produzido nas residências para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Timbiras, localizada na mesma região.
A obra faz parte do programa Trata Bem Manaus. A previsão é que o serviço seja concluído em novembro deste ano e beneficie aproximadamente 24 mil pessoas. Na comunidade Vale do Sinai, os serviços iniciaram na segunda quinzena de abril. As equipes atuam no local de segunda a sábado, das 8h às 18h.
Equipes de conscientizadores também atuam no local com visitas porta a porta para esclarecer os moradores da região sobre a importância do novo serviço que está sendo implantado. Durante estas visitas, os colaboradores explicam sobre a obra, o prazo de execução e os benefícios do esgotamento sanitário.
Morador da comunidade há 22 anos, o mestre de obras Raimundo Barbosa, está recebendo as obras com a esperança em dias melhores. “Hoje, o esgoto produzido nas casas é jogado na rede de drenagem ou fica à céu aberto mesmo. Isso traz acúmulo de sujeira, de mosquitos e, consequentemente, casos de doenças entre os moradores. Com a chegada da Águas de Manaus temos a esperança de melhorias tanto na vida das pessoas, como no próprio meio ambiente já que não vamos mais jogar nosso esgoto nos igarapés”, afirma o mestre de obras.
Após a implantação da rede coletora, as equipes realizam a instalação do Terminal de Inspeção e Limpeza (TIL) na calçada de cada imóvel. É por meio dele que o morador irá se interligar ao sistema que transportará o esgoto coletado para a ETE Timbiras. Lá, o esgoto passará por um minucioso tratamento para retirada das substâncias poluentes. Somente após todo este processo, o efluente será devolvido ao meio ambiente, livre de contaminações.
“A cidade Nova é um dos maiores bairros de Manaus, que contempla muitas comunidades. Este trabalho no Vale do Sinai é importante para que os benefícios cheguem a estes moradores. A partir da adesão ao sistema, teremos melhorias na qualidade de vida, dos índices de saúde das pessoas, além do meio ambiente, uma vez que este esgoto será levado para uma estação de tratamento”, destaca o gerente de Projetos, Jean Damaceno.
Trata Bem Manaus
Trata Bem Manaus é o programa da Águas de Manaus que tem como objetivo universalizar o serviço de coleta e tratamento de esgoto na capital amazonense. O cronograma de obras deste primeiro semestre contempla diversas áreas da cidade, como Praça 14 de Janeiro, São Geraldo, Nossa Senhora das Graças, Cachoeirinha, Centro e comunidades dentro do bairro Cidade Nova.
Além das implantações de rede, a concessionária também está atuando na construção de duas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs), uma no bairro Ponta Negra e outra na Raiz.