Aleam defende celeridade nos repasses de recursos à Fazenda Esperança

A defesa foi feita durante a Cessão de Tempo da Assembleia Legislativa do Amazonas, o coordenador da instituição no norte, padre Vinícius Esch Gouveia, explanou sobre as dificuldades que a Fazenda Esperança enfrenta.

O deputado Sinésio Campos defendeu a necessidade de o Governo do Estado ter celeridade no repasse de recursos destinados à manutenção da Fazenda Esperança no Amazonas, que oferece tratamento para recuperação de dependentes químicos. A defesa foi feita durante a Cessão de Tempo, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), nesta semana, para que o coordenador da instituição no norte, padre Vinícius Esch Gouveia, fizesse uma explanação sobre as dificuldades que a Fazenda Esperança enfrenta e a necessidade de apoio do Estado. 

O deputado Sinésio Campos ressaltou o compromisso da Aleam, nos últimos dois anos, com aFazenda Esperança, por meio de destinação de recursos através de emendas parlamentares. O deputado lembrou que destinou recursos da ordem de R$ 200 mil à sede da instituição localizada no município de Itacoatiara (distante 176 km em linha reta de Manaus). “A Fazenda da Esperança é uma referência no tratamento de jovens dependentes químicos. Resgatando a dignidade, o respeito e a vida, por meio da ressocialização de jovens e, até mesmo, pessoas que muitas vezes diante de problemas e dificuldades acabam enveredando no falso alento das drogas”. 

Foto: Diego Oliveira/ Portal Amazônia

 O parlamentar lembrou que a Fazenda Esperança é a única instituição que oferece tratamento (terapia) gratuita no processo de recuperação de pessoas que buscam a libertação de vícios, sobretudo do álcool e outros tipos de drogas. “A fazenda está de portas abertas acolhendo homens e mulheres fragilizados pelo consumo de drogas e oferecendo novo sentido de vida. E, assim como esta casa (Aleam) tem se mobilizado para apoiar o trabalho, o Governo do Estado precisa entender que o tratamento da dependência química também é uma questão de saúde pública, e que precisa fazer a sua parte com o repasse de recursos”, aponta. A Instituição é uma comunidade terapêutica que atua desde 1983 no Brasil. 

No Amazonas, já são 19 anos de Fazenda da Esperança Masculina e 15 anos de Fazenda da EsperançaFeminina em Manaus. A masculina fica localizada na BR 174, km 15 – Ramal Claudio Mesquita e acompanha 150 homens, já a feminina acompanha 35 mulheres. Em São Gabriel daCachoeira 28, Humaitá 36 e Itacoatiara 26. Na fazenda masculina, são realizados trabalhos deAgricultura, avicultura, padaria e marcenaria. Na feminina, são feitos artesanato e costura.

Sinésio Campos destacou ainda que anualmente, a Secretaria de Segurança Pública doAmazonas (SSP-AM) encaminha cerca de 70 pessoas para centros de tratamento contra a dependência química. Em Manaus, um desses lugares é a Fazenda Esperança, que conta comunidades masculinas e femininas, e utiliza a espiritualidade e psicologia para tratar os dependentes. “A instituição é para muitas pessoas uma segunda chance de se libertar dos vícios e de nova vida”.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Dromedários na Amazônia? Grupo de animais asiáticos vive em fazenda no Tocantins

No início deste ano os dromedários chamaram atenção para sua existência na Amazônia depois de um vídeo viralizar nas redes sociais.

Leia também

Publicidade