A safra 2021 faz parte do projeto Culturas de Inverno, com 4 hectares de área plantada
A colheita de milho verde na comunidade indígena Serra da Moça já começou. A safra 2021 faz parte do Projeto culturas de inverno, desenvolvido pela prefeitura por meio da Secretaria de Agricultura e Assuntos Indígenas (SMAAI). Ao todo foram plantados quatro hectares na comunidade.
O milho vem sendo uma cultura de referência, pela sua versatilidade na preparação de alimentos, na utilização da criação de animais e liquidez em caso de necessidade de custear despesas da comunidade.
A produtividade das lavouras efetuadas pela prefeitura por meio da SMAAI tem uma média produtiva de 130 sacas por hectare, fornecendo um excelente retorno aos produtores. Em 2021 a prefeitura cultivou mais de 50 hectares de milho nas comunidades indígenas de boa vista”, disse o secretário municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas, Guilherme Adjuto.
Para o agricultor familiar Francelino Duarte, a produção deste ano vem superando as expectativas. “Sabemos que não foi um ano fácil, devido a pandemia. O apoio da prefeitura através da secretaria de agricultura, desde o início do plantio até o suporte no escoamento da produção, garante a continuidade do nosso trabalho”, comemora.
O apoio da prefeitura através dos projetos voltados para a agricultura familiar tem sido essencial para a autossustentabilidade das comunidades, de acordo com o tuxaua Alecssandro Carlos das Chagas, que também destacou a assistência e acompanhamento técnico da SMAAI em todas as etapas do cultivo.
“O momento da colheita é sempre uma realização, ver todo o trabalho da comunidade prosperando. Já estamos planejando a ampliação da área de plantio para 10 hectares na próxima safra”, disse.
Projeto Culturas de inverno
A prefeitura de Boa Vista vem desde 2018 promovendo o plantio de culturas de inverno nas 17 comunidades indígenas do município. O objetivo é melhorar a produtividade das lavouras indígenas, assim como ofertar alimento para que possa ser distribuído entre os povos.
A SMAAI executa todos os procedimentos de assistência técnica, desde o preparo e correção do solo, plantio, adubação de cobertura, defesa de lavoura, finalizando com o apoio na colheita e escoamento da produção. Dessa maneira viabilizando e incentivando o desenvolvimento agrícola nas comunidades.
O milho colhido tem como destino os Programas Institucionais, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa Mesa Brasil. O restante da safra deverá ser colhido em outubro, com o milho já seco para a utilização na alimentação de animais dentro da comunidade e também para comercialização.