Realizadora da Glocal Amazônia, Fundação Rede Amazônica destaca o protagonismo regional na programação do evento

Em entrevista, a diretora executiva da Fundação, Marcya Lira, fala sobre a construção da parceria, programação e inovações sociais presentes na Glocal Experience Amazônia.

A Fundação Rede Amazônica (FRAM) é a realizadora da Glocal Experience Amazônia, que acontece no Centro Histórico de Manaus entre os dias 26, 27 e 28 de agosto, com uma programação repleta de conscientização socioambiental, atrações culturais dos mais diversos segmentos e com o objetivo de transformar a capital amazonense em uma das cidades que está pautando junto à sociedade civil e esfera governamental os 17 Objetivos do
Desenvolvimento Sustentável (ODS) pautados pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Focada em ativar as potências e protagonismos amazônicos em seus projetos, a Fundação Rede Amazônica já desenvolve diversos projetos e parcerias em torno dessas demandas sociais. A diretora executiva, Marcya Lira, contou como iniciou o interesse e a parceria para a realização do evento. “A Fundação tomou conhecimento sobre o evento que aconteceu no Rio de Janeiro no ano passado onde nós tivemos a presença e participação também do
presidente do Grupo Rede Amazônica, Phellipe Daou Júnior. Através dessa participação nós pudemos ver a grandeza desse evento”, explica a gestora.

Em seguida, a instituição tomou os primeiros passos para que Manaus pudesse sediar o encontro que inspira conexões e desenvolvimento para as capitais da Amazônia. “Foi quando nós decidimos nos aproximar da Dream Factory e fazer uma parceria. Hoje estamos trazendo esse evento para a cidade de Manaus com vistas a trazer cada vez mais essa discussão acerca do desenvolvimento sustentável e ancorar essas ações também para a COP 30 que acontece em 2025 no Estado do Pará, em Belém”, adiantou Marcya.
Foto: Divulgação

Com forte presença nos lares da região Norte do Brasil, o Grupo Rede Amazônica (GRAM), através de seus veículos midiáticos, compreende a responsabilidade social em integrar e promover os debates de grande relevância da atualidade. 

“A Glocal Experience Amazônia traz muitas discussões que trazem à tona o real valor da Amazônia pra nós, cumpre nosso propósito de integrar e desenvolver a região. São temas extremamente importantes para a Amazônia não só conversar sobre esses temas mas também incomodar tanto as autoridades, mas também o indivíduo que precisa e pode fazer alguma coisa pra resolver alguns problemas que são de responsabilidade de cada um de nós”, 

declara a diretora executiva.

Mais do que promover visibilidade para as questões e os povos da Amazônia, Marcya acredita que incluir a população do protagonismo desses eventos se torna uma missão em direção aos propósitos da instituição e do desenvolvimento da Região. “O evento fomenta cada vez mais a importância da Amazônia e faz com que o mundo possa enxergar a Amazônia com os olhos de quem vive aqui dentro. Somos nós, é a Fundação Rede Amazônica, é a pessoa que vive na Amazônia que vai falar sobre isso com a propriedade que lhe é devida”, destaca.

A FRAM, além de entrar com a realização do evento junto a Dream Factory, também atua fazendo uma contrapartida socioambiental. “Nós estamos instalando máquinas de coleta seletiva que vão estar presente durante todo o evento e ao longo desses dois meses de projeto, mas também fazendo a entrega de cestas básicas que compreende o compromisso socioambiental que a população vai enxergar como uma grande missão, que é a missão da Fundação Rede Amazônica”, afirma a gestora.

Os principais Objetivos do Desenvolvimento Sustentável entregues neste evento estão relacionados ao desenvolvimento econômico regional. “Também estamos falando sobre a questão igualdade de gênero e falamos também sobre a questão da fome. O projeto engloba vários ODS até porque todas as discussões permeiam a questão do desenvolvimento sustentável, mas também não podemos esquecer que os ODS prioritários que a FRAM abraça especialmente neste ano é o Fome Zero, que é o ODS de número 2, a geração de parcerias que é o que tá acontecendo pra esse evento que é o objetivo 17, mas também o desenvolvimento econômico e que as pessoas possam ser impactadas através dessas ações”, finaliza Marcya Lira. 

Sobre a Glocal Experience Amazônia

A Glocal Experience nasceu em maio de 2022 com sua primeira edição no Rio de Janeiro. O evento retornará à capital carioca no período de 5 a 8 de outubro. Este encontro deverá ser anual e tem a intenção de ser realizado em cada Estado da Amazônia, a exemplo de Boa Vista (RR), que já recebeu uma mini edição do encontro. Em Manaus são 70 horas de conteúdo gratuito e sua programação completa está disponível no site do evento.

A Glocal Experience Amazônia tem o apoio do Governo do Amazonas, Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Secretaria do Meio Ambiente, Navegam e Parque Mosaico; idealização e operação Dream Factory; e realização Fundação Rede Amazônica. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Pesquisa de professora paraense recebe Prêmio ‘Ciência pela Primeira Infância’

O estudo teve o propósito de pautar discussões acerca da garantia dos direitos à população infantil quilombola na Amazônia.

Leia também

Publicidade