A Secretária Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi) atua diretamente com a promoção e qualificação de empreendedores, negócios tradicionais e startups na capital amazonense.
De acordo com o diretor do Departamento de Planejamento e Apoio ao Empreendedor, Leonardo Rodrigo da Silva, a Semtepi atua em três pilares: trabalho, empreendedorismo e inovação.
“No que compete ao trabalho, a Semtepi realiza a intermediação da mão de obra por meio do SINE Manaus, na captação e oferta de vagas de emprego. No empreendedorismo, a secretaria fomenta, por exemplo, atividades que incentivam a venda de produtos de artesanato, temos uma base de dados com mais de 1.300 artesãos cadastrados onde promovemos a participação deles em feiras e eventos onde a Semtepi atua. Na inovação, fomentamos principalmente as startups, que são empresas inovadoras que desenvolvem soluções aplicadas a diversos segmentos econômicos”, explica Silva.
O diretor destaca que o papel da secretaria se estende ainda à capacitação, voltada principalmente para o mercado de inovação, mas que também atende os negócios tradicionais, com atividades destinadas a qualquer pessoa que busque o aperfeiçoamento profissional.
“Um projeto interessante que está em execução é dos cursos na área da inovação que estão em andamento, por meio do Edital Mais Inovação. Esse edital oferta cinco cursos: Programação Básica, Introdução ao mercado de games, C-Level, Pré-aceleração de Startups e Inovathon”,
exemplifica o diretor.
A secretaria visa, ainda, impactar diretamente em negócios tradicionais “promovendo e atendendo empreendedores de diversos segmentos com a entrega de kits para manicure, mecânico, costureira, vendedor de churrasquinho etc.”.
A busca por qualificação e o investimento em empresas que oferecem soluções criativas já é um tema discutido e fomentado na cidade, com a realização de grandes eventos como a Campus Party Amazônia – realizada pela primeira vez em outubro deste ano. O evento, realizado pela Gouvêa Experience, Instituto Campus Party (ICP) e Fundação Rede Amazônica (FRAM), foi uma ação de incentivo ao empreendedorismo e inovação.
Quanto ao incentivo à esses grandes eventos, Leonardo reitera os objetivos da Semtepi e convida:
“A Semtepi realiza e apoia a realização de diversos eventos que promovem e incentivam, não somente o empreendedorismo, mas também a inovação e a economia criativa. Na próxima semana estaremos co-realizando juntamente com a Associação Polo Digital de Manaus, a Expo Amazônia BIO&TIC, que tem por objetivo fomentar dois vetores econômicos em Manaus que é o da Bioeconomia e da Tecnologia da Informação e Comunicação, estaremos com uma programação em nosso estande com palestras, roda de conversas e apresentação de pitches de statups para uma banca de investidores”.
Sobre a Semtepi
A Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi) implementa políticas públicas que ofertam qualificação e capacitação profissional aos trabalhadores da área urbana e rural de Manaus, visando emprego e renda. A partir desse princípio, a Secretaria busca realizar ações voltadas para o segmento do Empreendedorismo, Economia Solidária e Criativa e Apoio ao Artesanato.