Projetos desenvolvidos em Manaus qualificam empreendedores e promovem startups

A Secretária Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi) atua diretamente com a promoção e qualificação de empreendedores, negócios tradicionais e startups na capital amazonense.

Manaus, capital do Amazonas, é uma cidade conhecida como “porta de entrada” para visitantes do bioma amazônico, conhecida também por seu famoso centro histórico e por ter um dos polos industriais mais tecnológicos de toda a América Latina. Inúmeras multinacionais se concentram na Zona Franca (ZFM), de segmentos variados, indo desde eletrodomésticos até metalúrgicos.

Entretanto, outro tipo de modelo de negócio vem galgando espaço nos últimos anos: as startups, empreendimentos que nascem de ideias inovadoras, que visam solucionar uma problemática específica. Com elas, pequenos empreendedores conseguem alavancar ideias e propostas também para os mais variados segmentos.
E é em incentivo deste modelo de negócio que a Secretária Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi) pauta parte primordial de suas funções.
Foto: Zona Franca de Manaus/Reprodução

De acordo com o diretor do Departamento de Planejamento e Apoio ao Empreendedor, Leonardo Rodrigo da Silva, a Semtepi atua em três pilares: trabalho, empreendedorismo e inovação. 

“No que compete ao trabalho, a Semtepi realiza a intermediação da mão de obra por meio do SINE Manaus, na captação e oferta de vagas de emprego. No empreendedorismo, a secretaria fomenta, por exemplo, atividades que incentivam a venda de produtos de artesanato, temos uma base de dados com mais de 1.300 artesãos cadastrados onde promovemos a participação deles em feiras e eventos onde a Semtepi atua. Na inovação, fomentamos principalmente as startups, que são empresas inovadoras que desenvolvem soluções aplicadas a diversos segmentos econômicos”, explica Silva.

O diretor destaca que o papel da secretaria se estende ainda à capacitação, voltada principalmente para o mercado de inovação, mas que também atende os negócios tradicionais, com atividades destinadas a qualquer pessoa que busque o aperfeiçoamento profissional.

“Um projeto interessante que está em execução é dos cursos na área da inovação que estão em andamento, por meio do Edital Mais Inovação. Esse edital oferta cinco cursos: Programação Básica, Introdução ao mercado de games, C-Level, Pré-aceleração de Startups e Inovathon”,

exemplifica o diretor.

Foto: Arquivo/Semcom

A secretaria visa, ainda, impactar diretamente em negócios tradicionais “promovendo e atendendo empreendedores de diversos segmentos com a entrega de kits para manicure, mecânico, costureira, vendedor de churrasquinho etc.”.

A busca por qualificação e o investimento em empresas que oferecem soluções criativas já é um tema discutido e fomentado na cidade, com a realização de grandes eventos como a Campus Party Amazônia – realizada pela primeira vez em outubro deste ano. O evento, realizado pela Gouvêa Experience, Instituto Campus Party (ICP) e Fundação Rede Amazônica (FRAM), foi uma ação de incentivo ao empreendedorismo e inovação.

Quanto ao incentivo à esses grandes eventos, Leonardo reitera os objetivos da Semtepi e convida:

“A Semtepi realiza e apoia a realização de diversos eventos que promovem e incentivam, não somente o empreendedorismo, mas também a inovação e a economia criativa. Na próxima semana estaremos co-realizando juntamente com a Associação Polo Digital de Manaus, a Expo Amazônia BIO&TIC, que tem por objetivo fomentar dois vetores econômicos em Manaus que é o da Bioeconomia e da Tecnologia da Informação e Comunicação, estaremos com uma programação em nosso estande com palestras, roda de conversas e apresentação de pitches de statups para uma banca de investidores”. 

Sobre a Semtepi 

A Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi) implementa políticas públicas que ofertam qualificação e capacitação profissional aos trabalhadores da área urbana e rural de Manaus, visando emprego e renda. A partir desse princípio, a Secretaria busca realizar ações voltadas para o segmento do Empreendedorismo, Economia Solidária e Criativa e Apoio ao Artesanato.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Cientistas avaliam como répteis e anfíbios lidam com mudança climática em ilha de Roraima

Expedição à Estação Ecológica de Maracá coletou mais de 400 espécimes para investigar como esses animais lidam com o aumento da temperatura previsto para as próximas décadas.

Leia também

Publicidade