Programa Doador Legal recebe 251 doações de sangue para o Hemoam

As doações aconteceram entre os dias 8 a 11 de junho e continuam até o dia 30 do mesmo mês

Foto: Aleam

A Diretoria de Assistência Social da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) divulgou na última segunda-feira (14) os números da última ação realizada de 8 a 11 de junho que contou com a contribuição de 251 bolsas de sangue, destinadas a abastecer o estoque da Fundação de Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (FHemoam) que devem beneficiar mais de mil pessoas.

O presidente da Assembleia, deputado Roberto Cidade (PV) comemorou o resultado da ação. “Tivemos 251 bolsas de sangue doadas. Essas bolsas ajudarão mil pessoas, já que uma bolsa pode atender até quatro pessoas. É uma alegria imensa ajudar a salvar vidas. Todos os envolvidos estão de parabéns”, comemorou.

Na ação deste ano, que entrou na sétima edição, a Unidade Móvel de Coleta do Hemoam, popularmente conhecida como “Vampirão”, esteve no primeiro dia no estacionamento da Assembleia Legislativa do Amazonas. Nos dias 09, 10 e 11 de junho, a equipe da Diretoria de Assistência Social esteve no Hemoam para receber as pessoas interessadas em contribuir com o estoque do banco de sangue da Instituição.

A divulgação dos dados ocorreu no Dia Mundial do Doador de Sangue comemorado no dia 14 de junho. A data foi escolhida para homenagear os doadores de sangue do mundo inteiro. A referência da data, criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), é em homenagem ao nascimento do imunologista austríaco Karl Landsteiner, que descobriu o fator Rh e as várias diferenças entre os diversos tipos sanguíneos.

O Hemoam continuará recebendo doações do Doador Legal até o dia 30 de junho, de acordo com Jandira Moura, diretora de Assistência Social da Casa Legislativa. “Muitas pessoas não puderam doar, na semana passada. Então, quem desejar fazer a doação pode se dirigir ao Hemoam até o fim do mês, quando de fato a campanha Programa Doador Legal encerra”, afirmou.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Projeto leva ópera a estudantes de escola pública da zona sul de Manaus

Alunos do Centro de Educação de Tempo Integral (CETI) Cinthia Régia Gomes do Livramento, localizado na zona sul de...

Leia também

Publicidade