Programa Doador Legal recebe 251 doações de sangue para o Hemoam

As doações aconteceram entre os dias 8 a 11 de junho e continuam até o dia 30 do mesmo mês

Foto: Aleam

A Diretoria de Assistência Social da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) divulgou na última segunda-feira (14) os números da última ação realizada de 8 a 11 de junho que contou com a contribuição de 251 bolsas de sangue, destinadas a abastecer o estoque da Fundação de Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (FHemoam) que devem beneficiar mais de mil pessoas.

O presidente da Assembleia, deputado Roberto Cidade (PV) comemorou o resultado da ação. “Tivemos 251 bolsas de sangue doadas. Essas bolsas ajudarão mil pessoas, já que uma bolsa pode atender até quatro pessoas. É uma alegria imensa ajudar a salvar vidas. Todos os envolvidos estão de parabéns”, comemorou.

Na ação deste ano, que entrou na sétima edição, a Unidade Móvel de Coleta do Hemoam, popularmente conhecida como “Vampirão”, esteve no primeiro dia no estacionamento da Assembleia Legislativa do Amazonas. Nos dias 09, 10 e 11 de junho, a equipe da Diretoria de Assistência Social esteve no Hemoam para receber as pessoas interessadas em contribuir com o estoque do banco de sangue da Instituição.

A divulgação dos dados ocorreu no Dia Mundial do Doador de Sangue comemorado no dia 14 de junho. A data foi escolhida para homenagear os doadores de sangue do mundo inteiro. A referência da data, criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), é em homenagem ao nascimento do imunologista austríaco Karl Landsteiner, que descobriu o fator Rh e as várias diferenças entre os diversos tipos sanguíneos.

O Hemoam continuará recebendo doações do Doador Legal até o dia 30 de junho, de acordo com Jandira Moura, diretora de Assistência Social da Casa Legislativa. “Muitas pessoas não puderam doar, na semana passada. Então, quem desejar fazer a doação pode se dirigir ao Hemoam até o fim do mês, quando de fato a campanha Programa Doador Legal encerra”, afirmou.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

O interior de Rondônia não valoriza seus museus

Prédios abandonados e fechados à visitação pública.

Leia também

Publicidade