A celebração popular mostrou que o amor pela cultura amazonense só aumenta por parte dos participantes do evento que une a folia do Carnaval às toadas amazônicas.
A disputa entre os bois-bumbás Caprichoso e Garantido, de Parintins (AM), tem conquistado cada dia mais adeptos. O Carnaboi 2024, que fez parte do projeto Carnaval Amazônico, mostrou isso. E foi além: a celebração popular mostrou que o amor pela cultura amazonense só aumenta por parte dos participantes do evento que une a folia do Carnaval às toadas amazônicas.
O fotógrafo e produtor audiovisual Bruno Lopes acompanhou o evento com amigos pela primeira vez. “Essa foi a minha primeira vez participando do Carnaboi, embora isso já seja um evento tradicional na nossa cidade. Eu ainda não tinha ido a nenhum e quando eu soube que seria no Studio 5, eu me senti ainda mais interessado porque eu considero o Studio 5 um lugar acessível, confortável e realmente a festa ofereceu tudo isso, além de um espetáculo maravilhoso, realmente de encher os olhos”, afirmou.
“Foi muito bonito ver a interação entre as duas torcidas, a maneira como os bois se apresentavam, tudo de forma muito respeitosa. Embora exista uma rivalidade entre as torcidas, também tinha uma integração muito bonita. Realmente foi uma noite memorável”.
completou.
A autônoma Lucinete Rosa concordou: “O Festival é um dos nossos maiores eventos culturais e é sempre uma alegria ver que isso vale mais do que qualquer disputa. É a vitória dos dois bois”.
Carnaval Amazônico
O Carnaval Amazônico é um projeto realizado pela Fundação Rede Amazônica, correalizado pelo Grupo Rede Amazônica, com o apoio do Governo do Estado do Amazonas, através da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas. Ele visa resgatar a importância histórica das tradicionais bandas e blocos de Carnaval de Manaus.
Flashs ao vivo, clipes das bandas, campanhas educativas (conscientização contra direção perigosa, combate à exploração sexual de mulheres e crianças e infecções sexualmente transmissíveis) e campanhas ambientais (plantio de mudas de árvores em área pré-selecionada, programa de coleta de resíduo e compensação da emissão de carbono) também fazem parte do projeto.
O Carnaval Amazônico busca unir tradição, cultura e entretenimento, levando um pedaço da Amazônia para o público de toda a Região Norte.