​’Ópera em Rede’ leva música e encanto para idosos e crianças em instituições de Manaus

A ópera invade Manaus e emoções com apresentações exclusivas em ONGs da cidade e escolas em três municípios do Amazonas.

Foto: Morgana Rodrigues

A Fundação Rede Amazônica (FRAM) levou uma experiência única para instituições de apoio em Manaus, como parte do projeto “Ópera em Rede”. Neste mês de junho, foram realizados pocket shows exclusivos em três entidades da capital amazonense, proporcionando momentos de encantamento e emoção para beneficiários e funcionários das organizações.

As instituições contempladas foram a Casa do Idoso São Vicente de Paulo, a Casa Vhida e a Casa Mamãe Margarida. Essas entidades prestam assistência a idosos, crianças que vivem com o HIV e crianças e adolescentes vítimas de violência. A FRAM selecionou essas instituições com o objetivo de levar a arte da ópera para pessoas que ainda não tiveram a oportunidade de participar do Festival Amazonas de Ópera.
Foto: Morgana Rodrigues

Durante as apresentações, a atmosfera de encantamento tomou conta dos espaços. Raimundo Claudiane, integrante da Casa do Idoso São Vicente de Paulo, expressou sua alegria: “Queria poder dizer mais coisas, mas é uma pena que acabou. Foi muito bom, foi maravilhoso”, disse o senhor de 71 anos, com um sorriso radiante.

O presidente da Casa do Idoso São Vicente de Paulo, João Romão, descreveu o evento como algo singular na instituição: “Essa tarde foi diferente de todos os eventos que já tivemos, a apresentação foi maravilhosa. Isso os incentiva a interagir, conversar e traz muita alegria”, declarou.

Foto: Morgana Rodrigues

Marcya Lira, diretora administrativa da Fundação Rede Amazônica, explicou o conceito por trás do projeto: “Nosso objetivo é alcançar públicos diversos, levando a arte da ópera a pessoas que ainda não tiveram acesso ao Festival, seja por limitação de tempo, físicos ou financeiros. Queremos trazê-los para perto de maneira lúdica e informativa”.

Além das instituições em Manaus, o projeto também estendeu as ações com pocket shows para os municípios de Rio Preto da Eva, Iranduba e Manacapuru, visando a facilidade do alcance da ópera e a democratização do gênero musical no Amazonas.

Com o sucesso das apresentações nas instituições de apoio em Manaus, a Fundação Rede Amazônica reafirma seu compromisso em levar a magia da ópera a públicos diversos, promovendo a inclusão cultural e proporcionando momentos inesquecíveis para aqueles que mais precisam.

Foto: Morgana Rodrigues

Ópera em Rede 

O Ópera em Rede é uma iniciativa que reúne ações culturais e socioambientais, com realização da Fundação Rede Amazônica (FRAM) e apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SEC-AM), do Governo do Amazonas, Apa Móveis e Supermercados DB.

As atividades começaram paralelamente à 25ª edição do Festival Amazonas de Ópera (FAO) e continuaram após a temporada comemorativa de espetáculos.

O FAO foi realizado de 21 de abril a 28 de maio, com direção artística de Luiz Fernando Malheiro, que revezava a regência das obras com Marcelo de Jesus e Otávio Simões.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

INPI reconhece primeira IG do Amapá: abacaxi de Porto Grande

O abacaxi de Porto Grande é comercializado em restaurantes, quiosques e praças de Macapá na forma de abacaxi temperado, que, com frequência, chama a atenção dos turistas que visitam a capital.

Leia também

Publicidade