Oficina voltada a crianças, jovens e adultos ensina a produzir arte com sucata.
A criatividade ganhou destaque durante a realização da Glocal Amazônia Experience, evento realizado nos dias 26, 27 e 28 de agosto no Centro Histórico de Manaus, dedicado a debates sobre sustentabilidade e a valorização da Amazônia. Durante os três dias de evento a programação disponibilizou ao público, gratuitamente, espaços culturais e educativos para crianças, jovens e adultos de todas as idades.
O Espaço Mão na Massa, localizado no Palácio da Justiça, promoveu durante todos os dias da programação do evento a ‘Oficina de Fabricação de Bonecos’ que deu a oportunidade ao público de produzir arte, por meio de materiais como: garrafas pet, papelão, caixas de papel, meias, retalhos, entre outros materiais facilmente descartados. O objetivo foi sensibilizar a população sobre a importância da reutilização de materiais descartáveis.
A coordenadora da oficina, Anna Cláudia Mota, explicou que a ideia da oficina, voltada principalmente a crianças, é aliar a criatividade e a sustentabilidade, utilizando materiais reutilizáveis para criar bonecos.
“A oficina que a gente realizou aqui na Glocal, foi uma construção coletiva de bonecos através da utilização de sucata, de materiais que iriam pro lixo e a gente resolveu reutilizar e utilizar também toda a criatividade dos participantes e criar bonecos fantásticos”, explicou.
Reciclável ou reutilizável?
O consumo diário da população gera uma produção desenfreada de lixo. Uma das soluções encontradas mais conhecidas é a necessidade de separar os diferentes resíduos e reciclá-los, mas e quanto a reutilizá-los?
Apesar de parecidos até no propósito da sustentabilidade, os objetivos se diferem. Enquanto os materiais recicláveis são aqueles que podem voltar a se tornar matéria-prima, transformando-se em algo novo, os materiais reutilizáveis se aliam a criatividade.
Na reciclagem, garrafas PET, por exemplo, podem se tornar fibras de poliéster e pneus velhos podem ser transformados em composto de asfalto.
Já os materiais reutilizáveis, não necessariamente vem do lixo. A ideia principal é que um item, sem uso, pode ser usado como um novo produto, adquirindo funções diferentes, sem perder suas principais características.
A ideia da reutilização é evitar o desperdício e ser criativo. As possibilidades são variadas para um mesmo material permitindo a criação de um ambiente mais sustentável e produtivo.
Sobre a Glocal Experience Amazônia
A Glocal Experience nasceu em maio de 2022 com sua primeira edição no Rio de Janeiro. O evento retornará à capital carioca no período de 5 a 8 de outubro. Este encontro deverá ser anual e tem a intenção de ser realizado em cada Estado da Amazônia, a exemplo de Boa Vista (RR), que já recebeu uma mini edição do encontro. Em Manaus são 70 horas de conteúdo gratuito e sua programação completa está disponível no site do evento.
A Glocal Experience Amazônia tem o apoio do Governo do Amazonas, Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Secretaria do Meio Ambiente, Navegam e Parque Mosaico; idealização e operação Dream Factory; e realização Fundação Rede Amazônica.