​Memorial 40 anos da presença lassalista em Manaus

Em 2022, a instituição de ensino completa 40 anos de história em Manaus, oferecendo infraestrutura moderna e adequada para a prática dos níveis de ensino da educação básica.

O Centro Educacional La Salle faz parte da Rede La Salle, baseada na filosofia de São João Batista de La Salle, sacerdote francês (1651 -1719) que, renunciando aos privilégios da sua condição de nobre, dedicou-se à criação de escolas para crianças das classes menos favorecidas.

Em 2022, a instituição de ensino completa 40 anos de história em Manaus, oferecendo a toda comunidade lassalista: infraestrutura moderna e adequada para a prática dos níveis de ensino da educação básica, além de uma proposta educativa que integra a construção de conhecimentos e o protagonismo do estudante, com foco na formação humana e cristã.

Só que antes mesmo de sua fundação, em 1976, chega em Manaus o Ir. Alberto Knob, trazendo consigo a missão de procurar uma área para a construção de uma escola lassalista, projeto conjunto das duas Províncias lassalistas do Brasil.

Com o apoio de autoridades da época, como: o Governador José Lindoso, o Bispo D. Milton Pereira, o Padre Celestino Ceretta e a comunidade local, em janeiro de 1980, através da Lei nº 1.373, a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas autorizou o Executivo Estadual a fazer a doação de uma área de terras no bairro Dom Pedro para a construção da nova escola.

No mesmo ano, em outubro, chegam o Irmão Roque Rigoni e o Engenheiro Raul Naschang para as obras preliminares da construção – escrituras do terreno, definição do projeto da obra e encaminhamento do financiamento para em dezembro, ser lançada a pedra fundamental com a presença de autoridades locais.

Um sonho que virou realidade em 1980. Foto: Divulgação/Rede La Salle

No ano seguinte, em 25 de julho de 1981, após aprovação do financiamento, iniciam-se as obras de construção, realizada em tempo recorde. Em novembro La Salle abre 973 vagas, esgotadas na primeira semana.

No dia 27 de fevereiro de 1982, o Centro Educacional La Salle é inaugurado, sendo o Irmão Roque Rigoni, o primeiro Diretor, e o Irmão Ivo Ames, vice-diretor e coordenador pedagógico. Quase um ano depois, em março de 1983, começam as aulas na instituição com mais de mil estudantes matriculados.

Em 1984, com a chegada do Irmão Hugo Rempel, começa a funcionar o Ensino Médio na instituição. No mesmo ano, começam as obras de construção do Lassalinho e é inaugurado o primeiro ginásio de esportes e campo de futebol.

No ano seguinte, iniciam-se as atividades na Educação Infantil, com acesso independente pela Rua Tiradentes. Já em 1986, com 2233 alunos, o Centro Educacional La Salle consegue o reconhecimento oficial da SEDUC/AM.

Vista área da instituição em 1985. Foto: Divulgação/Rede La Salle

O ano de 1987 marca a chegada do professor Canisio Huppes e o Irmão Sereno Kroetz. Em 9 de setembro, com a presença de autoridades, como: os deputados estaduais Átila Lins e Raimundo Nonato Lopes de Oliveira, é inaugurado o Ginásio de Esportes Polivalente. No fim do mesmo ano, o Irmão Roque Rigoni encerra seu mandato, juntamente com o Irmão Lúcio Pauli, secretário.

Em 1988, assume a direção do Centro Educacional La Salle, o Irmão Lauro Bohnenberger. No ano seguinte, entra em circulação a 1ª edição do Notícias do Centro Educacional La Sallle (Noticel). Escrito pela comunidade educativa, o jornal teve tiragem inicial de 3 mil exemplares.

Dando um pequeno salto no tempo, no ano de 1992, é inaugurado uma nova ala no campus La Salle com cinco salas de aula, capela, sala de comunicação e ambulatório médico e dentário.

Dois anos depois, em 1994, ocorre a inauguração do Laboratório de Ciências “Irmão Lauro Bohnenberger”. Já em novembro de 1996, começa a construção do Teatro La Salle.

Após quase 10 anos de gestão do Irmão Irmão Lauro Bohnenberger, em 1998, tem início a gestão do Irmão José Egon Kunrath (diretor) e do Irmão Nelson Lovat (vice-diretor e supervisor administrativo). São destaques da administração do Irmão José Kunrath: Inauguração do Teatro (15/08/1998), reforma de quadras esportivas, dos banheiros do bloco A e criação do projeto Atletas de Valor.

Em 1º de janeiro de 2002, o Irmão Jardelino Menegat é nomeado como o novo diretor do Centro Educacional La Salle. Sua gestão foi caracterizada por uma significativa reorganização dos espaços físicos do bloco A e Lassalinho, para abrigar a Faculdade La Salle, a qual foi o primeiro diretor.

Em 16 de abril de 2004, o Centro Educacional La Salle recebe o 1º Prêmio Internacional de “Excelência Educativa” pelo Conselho Iberoamericano, em Lima, Peru. No dia 06 de maio, a instituição foi agraciada com o “Prêmio Globo de Marketing 2004”.

Em 2006, assume a direção das duas instituições, o Irmão Antônio Cantelli, tendo como primeira missão, pensar numa nova construção para melhor atender as demandas do ensino básico e superior. Planejada em 2006, executada em 2007, ano dos 100 anos da presença de La Salle no Brasil e 25 anos de Manaus, é inaugurado em 30 de agosto de 2008, o Bloco B (atual Bloco C).

O projeto arquitetônico do Bloco B do La Salle é pautado nos mais contemporâneos conceitos de arquitetura, utilizando os 7 princípios dos edifícios de alto desempenho: ventilação, aproveitamento das águas da chuva, tratamento de esgoto, sombreamento, permeabilidade, telhado verde e construção energética.

Essa construção, as adequações decorrentes dessa nova obra no campus, significativas reformas no lassalinho, renovação das quadras esportivas, foi algumas das contribuições da gestão lassalista à época para o fortalecimento da Rede La Salle Manaus, agora, como Centro Educacional La Salle e Faculdade La Salle.

Também se faz menção às novas instalações dos setores de manutenção e apoio e o aumento da capacidade de estacionamento do lassalinho que foi reconfigurado e tratado com asfalto priorizando a permeabilidade das áreas.

Em 2010 inicia-se as discussões e primeiras tratativas para a construção de novo bloco que passará a ser a entrada principal da instituição.

Em 2011 há a construção e inauguração do novo prédio de entrada da instituição, chamado de hoje de Bloco A. Em um trabalho em conjunto da equipe diretiva da escola e da faculdade, contando com o projeto do arquiteto Marcos Cereto e execução da empresa RD Engenharia inaugurou-se a expansão do campus que passa a contar com 3 blocos, oferecendo ambientes modernos, confortáveis e amplos.

Os três blocos atendem, cada um em seus turnos, o ensino básico e superior. Com a nova entrada amplia-se a entrada e saída dos alunos com mais segurança e conforto, além de contar, desde então, com catracas biométricas.

Jakcson Bentes, Fsc

Diretor 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade