Máquina de coleta seletiva é uma das inovações socioambientais apresentadas na ‘Glocal Amazônia’

Usuários podem depositar materiais recicláveis e obter créditos especiais para trocar por bônus, descontos ou ajudar instituições filantrópicas.

O público que acompanha os projetos da Fundação Rede Amazônica (FRAM) já conhece iniciativas como a ‘Ópera em Rede’ ou a ‘Cidade do jazz’. As ações culturais da FRAM somam-se também aos esforços socioambientais difundidos entre os quatro cantos da capital amazonense, Manaus. Na ‘Glocal Experience Amazônia‘ ganham destaque as máquinas de coleta seletiva, desenvolvidas pela Ambipar Triciclo, que estão instaladas nas unidades da Rede dos Supermercados DB.  Elas são um verdadeiro exemplo de sucesso, já que através delas o usuário ajuda o meio ambiente ao mesmo tempo em que acumula pontos, os famosos “tricoins”, que podem ser trocados por benefícios.

A máquina, chamada de ‘Retorna Machine’, reconhece itens como garrafas PET, latas de alumínio, aço, embalagens longa vida, vidro, entre outros. O usuário só precisa baixar o aplicativo nas lojas Android ou Apple Store, criar um login e senha e procurar a máquina mais próxima. 

Cada tipo de material tem uma pontuação diferente, que se acumula em forma de pontos chamados de “tricoins”, uma adaptação em inglês ao termo moeda em alusão ao triciclo, que dá nome ao aplicativo. Os pontos podem ser usados para trocar por créditos de recarga de celular entre outros produtos como desconto na conta de energia (a depender da região do usuário) ou também virar doação para instituições de caridade. Todo o acompanhamento da pontuação acontece através do aplicativo Ambipar Triciclo.

Foto: Divulgação/FRAM

“Mais uma vez a Fundação Rede Amazônica traz oportunidade para a população de trocar seus resíduos por pontos e também outros benefícios através das máquinas de coleta seletiva. Dessa vez é a Glocal, projeto que visa trazer uma discussão ampla sobre as questões ambientais e sociais, fazendo uma grande ocupação no Centro da cidade”, 

relata Marcya Lira, Diretora Administrativa da Fundação Rede Amazônica.

Manaus se destaca entre as cidades que dispõe do serviço de coleta da ‘Retorna Machine’ com um número grande e cada vez maior de usuários ativos e engajados. Erika Lima é universitária e já aderiu ao aplicativo. “Lá em casa agora é sagrado. Eu separo os plásticos, os vidros e lá em casa todo mundo faz a mesma coisa, cada um separa seus itens pra destinar na máquina de reciclagem e acumular pontos. Eu acho uma iniciativa muito legal e muito importante para o meio ambiente”, conta.

Com 38 anos de existência, a Fundação Rede Amazônica trabalha com ações socioambientais em todos os seus projetos e programas. Na Glocal Amazônia não seria diferente, em todas as ações executadas, será feito um cálculo do carbono emitido para a compensação. Esse cálculo será feito por instituições reconhecidas e que garantem a certificação do CO2 Neutro.

Durante os dias 26, 27 e 28 de agosto, a Glocal Amazônia será totalmente gratuita e espera receber cerca de 30 mil pessoas para os três dias de diálogos, palestras, oficinas, workshops, cinema, arte e cultura em Manaus, capital amazonense. As atividades acontecem no entorno do Largo de São Sebastião, no Juma Ópera Hotel, Palácio da Justiça e no Teatro Amazonas, todos localizados no Centro de Manaus, durante toda a programação duas máquinas de coleta seletiva estarão disponíveis para o público no Largo.

“Mais uma vez a Fundação vai poder oportunizar que você troque o seu resíduo, mas também trazer a conscientização através de um evento tão importante quanto esse que estamos trazendo”, finaliza Marcya Lira.

Sobre a Glocal Experience Amazônia

A Glocal Experience nasceu em maio de 2022 com sua primeira edição no Rio de Janeiro. O evento retornará à capital carioca no período de 5 a 8 de outubro. Este encontro deverá ser anual e tem a intenção de ser realizado em cada Estado da Amazônia, a exemplo de Boa Vista (RR), que já recebeu uma mini edição do encontro. Em Manaus são 70 horas de conteúdo gratuito e sua programação completa está disponível no site do evento.

A Glocal Experience Amazônia tem o apoio do Governo do Amazonas, Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Secretaria do Meio Ambiente, Navegam e Parque Mosaico; idealização e operação Dream Factory; e realização Fundação Rede Amazônica. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Novo grupo de indígenas isolados no Amazonas está sem proteção há mais de um ano

Funai não publica portaria de restrição de uso nem monta base para monitorar isolados; empresa madeireira e de exploração de gás e óleo atuam na região.

Leia também

Publicidade