Mais de 35 mil foliões: Carnaboi 2024 supera expectativas

No dia 9, sexta-feira, o número de brincantes foi de 17.857. Já no segundo dia, sábado (10), a plenária do Studio 5 foi preenchida por 18.084 pessoas.

Como parte do projeto Carnaval Amazônico, o Carnaboi 2024 mostrou o porquê é um dos eventos mais esperados e queridos pela população amazonense. Realizado nos dias 9 e 10 de fevereiro no Studio 5, em Manaus, a folia carnavalesca que se une às toadas dos bois-bumbás de Parintins reuniu 35.941 apaixonados por Garantido e Caprichoso. 

No dia 9, sexta-feira, o número de brincantes foi de 17.857. Já no segundo dia, sábado (10), a plenária do Studio 5 foi preenchida por 18.084 pessoas.

Foto: Matheus Castro/Rede Amazônica

As amigas Susi Arraes, torcedora do Garantido, e Gleiciane Mesquita, torcedora do Caprichoso, mostraram que o amor pela cultura popular fala mais alto no Carnaboi, deixando a rivalidade para o Festival Folclórico, que acontece em junho.  “Acho super importante [festas como o Carnaboi] para mantermos um bom vínculo. O que importa é a união para que todos possam curtir em paz e feliz, sem que haja rivalidades”, afirmou.

Carnaval Amazônico

O Carnaval Amazônico é um projeto realizado pela Fundação Rede Amazônica, correalizado pelo Grupo Rede Amazônica, com o apoio do Governo do Estado do Amazonas, através da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas. Ele visa resgatar a importância histórica das tradicionais bandas e blocos de Carnaval de Manaus.

Flashs ao vivo, clipes das bandas, campanhas educativas (conscientização contra direção perigosa, combate à exploração sexual de mulheres e crianças e infecções sexualmente transmissíveis) e campanhas ambientais (plantio de mudas de árvores em área pré-selecionada, programa de coleta de resíduo e compensação da emissão de carbono) também fazem parte do projeto.

O Carnaval Amazônico busca unir tradição, cultura e entretenimento, levando um pedaço da Amazônia para o público de toda a Região Norte. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Avanço de narcopistas no Peru leva ao assassinato de lideranças indígenas

A análise utilizou inteligência artificial e dados de satélite de fontes oficiais, além de observações no local, para constatar sua ligação com o narcotráfico.

Leia também

Publicidade