Impermeabilização em edificações: por que se preocupar?

Algumas vezes as pessoas são surpreendidas com infiltrações em seus apartamentos ou escritórios. O problema, na maioria das vezes, pode ser a impermeabilização mal executada ou que já chegou ao fim de sua vida útil. O engenheiro civil de Manaus (AM) na empresa Quartzo Engenharia Diagnóstica & Gerenciamento, Thiago Maron, afirma que esses problemas são fáceis de achar, mas a resolução pode ser trabalhosa.

Segundo Maron, assim como qualquer outro sistema construtivo de um prédio, é preciso fazer um “check-up” também na sua impermeabilização. “Os principais pontos afetados são os reservatórios superiores, comumente chamados de caixas d’água, e as coberturas, mas não raramente encontramos infiltrações em piscinas e banheiros também. As manchas amareladas e o escorrimento de água são os indícios mais comuns de falhas na impermeabilização, entretanto há meios mais precisos de se detectar”, explica o engenheiro.

Foto: Reprodução/Shutterstock

Um dos meios é o uso de uma câmera termográfica, “que basicamente transforma temperatura em imagem”, conforme Maron. “Como a água, ao evaporar, diminui a temperatura da superfície onde ela se encontra, este local fica mais ‘frio’, portanto é detectado facilmente. Isto é fundamental para determinar se uma mancha de infiltração é nova, ou seja, a infiltração persiste, ou antiga, quando a infiltração cessou, pois somente a partir desta identificação é que o reparo pode ser feito”, explica o engenheiro.

A importância da impermeabilização em qualquer edificação se dá, principalmente, por dois motivos, continua Maron: “A água é especialmente danosa à estrutura de concreto, pois gera oxidação da sua armadura e ‘rouba’ certos componentes químicos essenciais para sua durabilidade e resistência como estrutura. Em seguida, a estanqueidade de determinado ambiente é fundamental para que seja habitado, de forma que gere conforto e condições higiênicas ao seu usuário. Assim sendo, problemas em impermeabilizações estão diretamente ligados à redução da vida útil de uma edificação”.

Enquanto é relativamente fácil verificar onde está ocorrendo uma infiltração, é significativamente difícil identificar sua origem. Para isso, Maron destaca ser imprescindível o acompanhamento de um profissional especializado em patologia das construções e em impermeabilizações. Isto se torna ainda mais evidente quando há reformas em edificações, em especial nos banheiros.

“No âmbito de reformas, é comum que os banheiros tenham seu revestimento cerâmico trocados, porém não há recomposição da camada impermeabilizante, seja por descuido ou por se tentar obter uma ‘economia’ na obra. Todavia, isto gera sérios problemas de infiltrações futuras, normalmente sendo necessário remover todo o revestimento recém-concluído para se fazer os ajustes na impermeabilização”, avisa o engenheiro.

Thiago Maron faz ainda um alerta: “Rejunte não é impermeabilização. Assim, quando há infiltrações em banheiros principalmente, apenas aplicar um novo rejunte se mostra como uma medida paliativa, não solucionando o problema. Comparativamente, é como se uma pessoa apenas tomasse um analgésico para uma dor de cabeça constante, ao invés de ir ao médico e fazer um exame completo”.

Quartzo Engenharia 

A Quartzo Engenharia Diagnóstica & Gerenciamento foi fundada em 2011 e é filiada ao Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia do Amazonas (IBAPE-AM). Desde então, se especializou em análises e perícias de problemas em edifícios, casas e condomínios. A empresa realiza vistoria e inspeção da saúde e segurança de edificações, além de Assessoria Condominial em Engenharia, um serviço técnico voltado para esclarecer questões de construção e engenharia civil em condomínios. O serviço contempla também a análise de projetos de reforma e a fiscalização periódica de obras.

O escritório está localizado no Edifício Rio Negro Center, na sala nº 508, na Rua 24 de Maio, Centro. Para mais informações: (92) 3346-6818 ou atendimento@quartzoengenharia.com.  

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Projeto de cosméticos sustentáveis assegura renda de comunidades na Amazônia

O Projeto Cosméticos Sustentáveis da Amazônia é uma parceria público-privada que congrega 19 associações de produtores focadas na extração da biodiversidade amazônica.

Leia também

Publicidade