Glocal Experience Amazônia abre espaço para o debate sobre a arte inspirada pela Amazônia

Artistas conversaram sobre o conceito da “A arte para não morrer da verdade”.

Pensar global, agir local: esse é o compromisso da Glocal Experience Amazônia, evento realizado pela Fundação Rede Amazônica em parceria com a Dream Factory, no Centro Histórico de Manaus, durante os dias 26, 27 e 28 de agosto.

O evento teve como proposta, reunir lideranças globais e locais do setor de sustentabilidade para debater a valorização da Amazônia e para a elaboração de ideias e ações para sobre o cumprimento da Agenda 2030, baseadas nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Foto: Divulgação/FRAM

O último dia de programação, reservou, no painel Glocal, localizado no Hotel Juma, uma roda de conversa entre escritores, artistas, músicos e cineastas que debateram a arte como uma forma de expressão e de valorização da Amazônia, através da visão artística, como meio de reconhecer e narrar a natureza, a cultura do povo, sua história e seu destino.

Estiveram presentes o curador do programa Solo da ArtRio, Ademar Britto Junior, a artista Visual, Ilustradora, pintora, grafiteira, fotógrafa, realizadora audiovisual, escritora e colagista, Dacordobarro, a co-fundadora do programa Labverde, Lilian Fraiji e o Rapper, Artivista e Articulador cultural, Jander Manaura que falaram sobre suas inspirações e criações baseadas no contexto amazônico.

Sobre o Glocal Experience  

 O evento é uma realização da Fundação Rede Amazônica (FRAM), com idealização e operacionalização da Dream Factory, e recebe apoio do Governo do Amazonas, Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SEC-AM), Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) e NAVEGAM.

Com mais de 70 horas de transmissão, o evento teve como objetivo proporcionar ao público um espaço de interações sociais, workshops, atividades imersivas, oficinas, cinema, área de exposição, gastronomia sustentável e debates com a participação de pesquisadores, especialistas, instituições, lideranças indígenas e representantes locais para discutirem a valorização da Amazônia e sustentabilidade global.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Povo Juma luta para sobreviver em meio a invasões e desmatamento no sul do Amazonas

Avanço do desmatamento na região preocupa indígenas Juma, que quase foram exterminados em 1964.

Leia também

Publicidade