Em Manaus, o evento conta com 70 horas de conteúdo gratuito com uma programação divida em três dias.
Confira alguns dos momentos que movimentaram a segunda-feira (28), último dia do evento:
Palco Glocal: Terra de saberes: a educação como forma de emancipação e empoderamento
Palestrantes:
Daniel Munduruku – Professor, escritor e ator
Kuka Chaves – Secretária de Estado de Educação e Desporto Escolar do Amazonas
Debora Nandja – Chefe do Escritório do UNICEF em Manaus
Tanara Lauschner – Professora do Instituto de Computação da UFAM
Sergio Marangoni Alves – Consultor em gestão de projetos socioambientais
O painel abordou a importância da educação como instrumento de emancipação e empoderamento pessoal e social. Foram discutidos diversos aspectos da educação que contribuem para o desenvolvimento de indivíduos autônomos, críticos e capazes de transformar suas vidas e comunidades. Através de perspectivas interdisciplinares, o painel explorou como a educação pode romper barreiras, ampliar horizontes e promover mudanças positivas na sociedade.
Palco Impacto: Manejo Sustentável
André Vianna – Diretor Técnico Idesam
Sarah Sampaio – CEO Amazônia Agroflorestal
Dr. Emiliano Esterci – Diretor Técnico-Cientifico, Instituto Mamirauá
Vamos trazer estudo de casos com gestores falando de suas experiências à frente dos mais diferentes negócios como pesca, café e óleos essenciais, que trazem em seu DNA a importância da exploração cuidadosa, de impacto ambiental reduzido.
Momento Bem Estar: Yoga e Meditação
Encontros com a professora de yoga e preparadora corporal, Ariel Kuma, para vivenciar práticas de yoga e meditação de diversos níveis e técnicas. Buscando sempre o bem-estar e a conexão entre o corpo físico e espiritual, conectando corpo e mente no mesmo momento, o presente.
Momentos lúdicos
Diversas outras atividades completaram os dias de Glocal Experience Amazônia, como jogos, o Cine Glocal, pintura nos rostos de crianças, apresentações teatrais e muito mais.
Glocal Amazônia: Escultura Ventre universal de Iran Nascimento
Durante os três dias de Glocal Amazônia, uma escultura simbolizou o evento. A obra ventre universal, do artista amazonense Iran Nascimento foi toda criada com objetos que seriam descartados na natureza, como garrafas pet, televisores, ventiladores, fogões e geladeiras. A obra vislumbra olhares humanitariamente responsáveis sobre a produção de resíduos sólidos. sensibilização a reutilização e a transformação desses, em instrumentos educativos.
Espaço Realidade Virtual
Exibição do filme ‘Amazônia Viva’, de Estevão Ciavatta. Com 10 minutos de duração, a obra é uma experiência imersiva pela região do rio Tapajós, que utiliza filmagens em 360 graus para desvendar um dos lugares mais importantes do planeta.
Palco Desafios e Soluções: Índice de progresso social: uma ferramenta de gestão para o desenvolvimento
Melissa Wilm Senna Pinto – Coautora IPS Amazônia
Sergio Marangoni Alves – Consultor em gestão de projetos socioambientais
O objetivo deste documento é criar um diagnóstico e recomendações para impulsionar o progresso social na Amazônia, a partir dos diálogos e encontros que ocorrerão durante a edição do evento Glocal Experience na cidade de Manaus. A ideia é gerar uma carta compromisso para governos, empresas e sociedade civil, contendo ações que possam ter um impacto real na qualidade de vida, economia e bem-estar da população amazônica.
Palco Impacto: Escutamazônia: inclusão e futuro
Gustavo Fonseca – Baga Aprendimentos
Adriana Moreira – Especialista Sênior em Meio Ambiente, Prática Global de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Banco Mundial
Daiana Silva- Diretora Presidenta
Naraiamat Surui – Liderança Paiter Surui/ coordenador do Centro de Medicina tradicional Olawatawa/ativista ambiental/biólogo
A importância do Brasil como protagonista na simbiose necessária entre a Economia Socioambiental Sustentável e a Economia Padrão sob a perspectiva da Amazônia, onde está localizada a maior bacia hidrográfica do mundo e que desempenha um papel primordial para a Terra pela biodiversidade única, o ecossistema e sua relevância no equilíbrio climático mundial.
Palco Glocal: Não há futuro sem Amazônia
Jaime Benchimol – Empresário e Economista
Marilene Correa
Eduardo Taveira – Secretário de Estado do Meio Ambiente do Amazonas
Phelippe Daou Jr. – CEO do Grupo Rede Amazônica
Palco Desafios e Soluções: OURO AZUL
Palestrantes:
Thiago Flores dos Santos – advogado, gestor público, professor e pós doutorando em Gestão e Regulação em Recursos Hídricos na Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Lu Figueiredo – professora na Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Erivaldo Cavalcanti e Silva Filho – professor
Brychtn Ribeiro de Vasconcelos – professor
A Amazônia possui a maior bacia de água doce do mundo, essa riqueza inestimável é finita. Como todas as demais preciosidades desta imensidão verde, há necessidade de análise, estudos e discussões acerca do desenvolvimento sustentável equilibrado, da monetização por determinados serviços. Nesse contexto, o direito à informação ambiental perpassa por todos esses temas é será palco de discussão pelos pesquisadores mais experientes da área no Amazonas.
Dois bois, uma Amazônia – Encontro dos bois de Parintins
O Teatro Amazonas foi o encerramento do Glocal Amazônia, que aconteceu nesta segunda-feira. Em um espetáculo grandioso os Bumbás de Parintins, Caprichoso & Garantido, realizaram um show. A apresentação contou com a participação dos itens oficiais e a Orquestra Sinfônica Filarmônica.
Sobre a Glocal Experience Amazônia
A Glocal Experience nasceu em maio de 2022 com sua primeira edição no Rio de Janeiro. O evento retornará à capital carioca no período de 5 a 8 de outubro. Este encontro deverá ser anual e tem a intenção de ser realizado em cada Estado da Amazônia, a exemplo de Boa Vista (RR), que já recebeu uma mini edição do encontro. Em Manaus são 70 horas de conteúdo gratuito e sua programação completa está disponível no site do evento.
A Glocal Experience Amazônia tem o apoio do Governo do Amazonas, Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Secretaria do Meio Ambiente, Navegam e Parque Mosaico; idealização e operação Dream Factory; e realização Fundação Rede Amazônica.