Glocal Amazônia: moda indígena inspirando uma indústria que se reinventa em ancestralidade

O painel ‘Vestir para Regenerar’ foi um dos debates que colocou a propriedade criativa amazonense em foco durante a programação do evento.

A Glocal Experience Amazônia aconteceu entre os dias 26 e 28 de agosto entre os espaços do Centro Histórico de Manaus, um dos pontos turísticos de maior relevância histórico e cultural da capital amazonense. Com a proposta de oferecer para a população uma programação que dialogue com questões locais em perspectivas globais, a indústria da moda e sua reinvenção também estiveram entre o tema dos painéis.

No painel ‘Vestir para Regenerar’, iniciativas voltadas para a sustentabilidade de um dos mercados que mais poluem e representam o consumo supérfluo na sociedade, a moda, foram pensadas e apresentadas de acordo com vivências, marcas e carreiras que observam o setor a partir de uma lógica sustentável e que consideram as metas estabelecidas entre a comunidade científica para a sustentabilidade dos recursos.

O estilista Maurício Duarte representa, por meio de sua arte, uma possibilidade de “se vestir de Amazônia” e trazer no vestuário o respeito, a compreensão e a valorização da população que remonta ao período originário do país.

Sobre a experiência, ele revela a satisfação de fazer parte do evento. “É muito feliz pra mim poder estar aqui falando sobre esse trabalho e todo esse momento que tem acontecido”, antecipou o artista.

“Agora as pessoas estão entendendo a importância da moda e o que a gente está produzindo e sempre produziu localmente, falando do nosso lugar de origem. E estar na Glocal pra mim é muito especial porque a gente fala sobre sustentabilidade em nossos trabalhos, em nossas redes, então voltar pra casa e encontrar pessoas que querem falar e ouvir sobre acho que é um passo mais importante do que falar só de moda”, destacou Maurício, que atualmente vive em São Paulo e ganhou notoriedade após ser o primeiro estilista amazonense a assinar uma coleção que integrou a São Paulo Fashion Week, maior evento do mercado da moda no país.

“As pessoas estão preocupadas com a causa, estão preocupadas com o impacto que a gente causa no nosso trabalho e como a gente tenta mudar esses impactos que as grandes empresas causam. Ser uma marca pequena e poder ter esse espaço de fala pra mim é muito significativo”, finaliza o palestrante.

Sobre Maurício Duarte 

Maurício é do povo Kaixana e fundou sua própria marca, a Maurício Duarte Brand. Em 2022 foi o primeiro estilista do Amazonas a participar do São Paulo Fashion Week. Em novembro de 2022, realizou um desfile digital no maior evento de moda do país e, em maio de 2023, apresentou presencialmente a coleção ‘Teias’, sendo destaque de público e crítica especializada em moda.

Sobre a Glocal Experience Amazônia

A Glocal Experience nasceu em maio de 2022 com sua primeira edição no Rio de Janeiro. O evento retornará à capital carioca no período de 5 a 8 de outubro. Este encontro deverá ser anual e tem a intenção de ser realizado em cada Estado da Amazônia, a exemplo de Boa Vista (RR), que já recebeu uma mini edição do encontro. Em Manaus são 70 horas de conteúdo gratuito e sua programação completa está disponível no site do evento.

A Glocal Experience Amazônia tem o apoio do Governo do Amazonas, Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Secretaria do Meio Ambiente, Navegam e Parque Mosaico; idealização e operação Dream Factory; e realização Fundação Rede Amazônica. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Maurício Ye’kwana é primeiro indígena a assumir chefia da Saúde Yanomami

Nomeação de Maurício foi publicada no Diário Oficial da União e é assinada pela ministra da Saúde Nísia Trindade. Com formação técnica em gestão territorial, ele é diretor-financeiro da Hutukara Associação Yanomami.

Leia também

Publicidade