Galerias populares incentivam empreendedorismo em Manaus; conheça a iniciativa

Com mais de mil trabalhadores participantes do projeto, são oferecidos diversos serviços nas galerias populares de Manaus.

Produtos variados, segurança, área gastronômica e oferta de serviços. Nas galerias populares do Centro de Manaus (AM) e no Shopping Phelippe Daou, na Zona Leste, é possível encontrar uma gama de opções de serviços. Os espaços estão localizados em pontos estratégicos da cidade e em prédios que possuem valor histórico. Lá, os clientes podem fazer compras, pagar contas nas casas lotéricas ou solicitar documentos, por exemplo.

Desde outubro de 2022, as galerias populares estão sob administração da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi). De acordo com o secretário executivo do Fundo Municipal de Apoio ao Empreendedor (Fumipeq), Geison Assis, os espaços são importantes por serem multifuncionais e incentivar o empreendedorismo nos manauaras.

“Temos cerca de 1.400 empreendedores ocupando o espaço, boxes, das três galerias. Quem tem interesse em ocupar um box, pode procurar a Semtepi que iremos direcionar, analisar cada caso, para ajudar mais empreendedores”,

assegura.

O empreendedor Charles Mendes, por exemplo, é um dos beneficiados pela iniciativa. Ele trabalhava no Centro da cidade e, por meio do projeto, mudou-se para o Shopping Phelippe Daou. “Aqui a gente não pega sol, não pega chuva. É uma das grandes vantagens”, comenta.
Galeria Espírito Santo. Foto: Antonio Pereira/Semcom Manaus

Conheça as galerias 

Galeria Espírito Santo

Inaugurada em agosto de 2014, abriga 235 microempreendedores vendendo uma variedade enorme de produtos, como: confecções, brinquedos, moda íntima, moda praia, bijuterias, acessórios e muitos produtos e novidades na área de informática. Possui também praça de alimentação que serve café da manhã e almoço, casa lotérica, terminal de caixa 24 horas, ótica, sapateiro, barbearia, costureira, alfaiate e relojoeiro.

O centro de compras possui, ainda, um posto do PAC municipal, onde funcionam serviços de expedição de RG (1ª e 2ª via), Certidão de Nascimento e Cadastro Único, SEMEF, Águas de Manaus e Amazonas Energia. O funcionamento do PAC é de segunda a sexta-feira, de 8h às 14h.

A Galeria Espírito Santo está localizada na Rua Joaquim Sarmento, esquina com a rua 24 de Maio, no centro de Manaus e funciona de segunda a sábado, de 8h às 19h.

Foto: Reprodução/Semtepi

Galeria dos Remédios

Inaugurada em outubro de 2014, A Galeria dos Remédios abriga 558 microempreendedores vendendo uma variedade enorme de produtos, como: confecções, bolsas, brinquedos, informática, moda íntima, moda praia, armarinho e bijouterias. Lojas atacadistas de confecções e tabacaria, instaladas na Galeria, atendem especialmente ao interior do estado.

O centro de compras possui, ainda, duas praças de alimentação, que servem café da manhã e almoço, serviços de assistência técnica de celular, costureira, reprografia, terminal de caixa 24 horas, ótica e sorveteria. O visitante encontra, ainda, na galeria dos Remédios, uma grande variedade do artesanato indígena e caboclo, vendido por mais de 30 artesãos em um setor inteiramente utilizado por esses trabalhadores.

Na Galeria dos Remédios também funciona uma agência dos Correios, uma financeira e um posto do PAC estadual, com serviços de expedição de RG, Detran, Semef, Águas de Manaus e Amazonas Energia. O funcionamento do PAC é de segunda a sexta-feira, de 08h às 14h. E não deixe de subir até o Mirante da Galeria, de onde você tem uma bela vista do Rio Negro e pode apreciar o mais lindo pôr-do-sol.

A Galeria dos Remédios está localizada na Rua Miranda Leão, no centro, com entrada também pela rua Marquês de Santa Cruz. O funcionamento é de segunda a sábado, de 08h às 18h. Aos domingos, o centro de compras não abre. 

Foto: Reprodução/Semtepi

Shopping Phelippe Daou

Inaugurado em dezembro de 2017 e localizado na avenida Camapuã, bairro Cidade de Deus, fronteira das zonas norte e leste de Manaus, o Shopping Phelippe Daou abriga 518 microempreendedores vendendo uma variedade enorme de produtos, que vão desde confecções, roupas íntimas, roupas de esportes, acessórios e calçados, a produtos de informática, assistência técnica, venda de cosméticos, perfumaria e produtos naturais.

No centro de compras também funcionam vários serviços públicos municipais, estaduais e federais, entre eles: posto do Sine Manaus, Leite do Meu Filho, Sinetran, IMMU, Manaus Atende e Bradesco, que disponibiliza caixas de saques 24 horas. O shopping também abriga o PAC Municipal que oferece atendimentos do Cad Único, Junta Militar, Ageman, Águas de Manaus e Amazonas Energia, além de serviços de expedição de RG 1ª e 2ª vias e certidão de nascimento. O centro de compras abriga, ainda, um posto da Defensoria Pública Estadual e uma agência dos Correios.

Um posto de vacinação para pedestres, também funciona nas dependências do Shopping Phelippe Daou, que possui, ainda, praça de alimentação vendendo lanches e refeições, incluindo produtos regionais, além de estacionamento gratuito para mais de 300 carros.

Considerado o maior centro de compras popular do norte do Brasil, o Shopping Phelippe Daou abre de segunda-feira a sábado, de 08h às 18h. Aos domingos o centro de compras não funciona.

Foto: Reprodução/Semtepi

Sobre a Semtepi 

A Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi) implementa políticas públicas que ofertam qualificação e capacitação profissional aos trabalhadores da área urbana e rural de Manaus, visando emprego e renda. A partir desse princípio, a Secretaria busca realizar ações voltadas para o segmento do Empreendedorismo, Economia Solidária e Criativa e Apoio ao Artesanato. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Puno busca reconhecimento da ‘Rosqueada’ como Patrimônio Cultural do Peru

Os pães usados na festa simbolizam uma colheita abundante para o novo ano, tornam-se o centro das atenções da tradição peruana.

Leia também

Publicidade