Com um público de 110 mil pessoas nos três dias de evento, a Feira ofereceu, além do entretenimento, o agronegócio da citricultura no Amazonas.
Para o prefeito Anderson Sousa, a feira é um importante instrumento para o produtor de laranja de Rio Preto da Eva.
“A 19ª Feira da Laranja oportunizou grande negócios em nosso município, grandes investimentos foram feitos através da Cooperativa de produtores, Banco do Brasil, Afeam e outros parceiros. Foi importante pois o agricultor garantiu o acesso a crédito, a produtos agrícolas, a empresas de insumos e novas tecnologias, tudo isso para investir em sua produção”, disse.
O município é o maior produtor de laranja do Amazonas, e abastece 70% do mercado da fruta no estado. Segundo o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (IDAM), Rio Preto da Eva produz 250 milhões de frutos por ano.
“A cultura da laranja é o principal atividade de Rio Preto, seguido da piscicultura. Então, hoje temos mais de 500 produtores de cítricos, e nossa laranja está chegando em Roraima, por nossa superprodução. E estamos com empresas se instalando em nosso município para o beneficiamento do fruto”, ressalta o prefeito.
Segundo a secretaria municipal de Turismo, a feira da laranja gerou R$ 9 milhões em compras no comércio local. Já no agronegócio foram financiados mais de 12 milhões ao produtores, na aquisição de máquinas, caminhões, outras tecnologias e programas federais.
Além da feira de agronegócios e produtos regionais, atrações musicais fizeram parte da festa, como o cantor gospel Fernandinho e a dupla Matheus e Kauan, que encerrou a programação no domingo a tarde.
Confira fotos da feira: