Exposição Ópera em Rede estreia com música e prepara espetáculo pocket de encerramento

Violinista Vitor Camilo Medeiros emocionou público na abertura da exposição. Para encerramento, programação tem pocket show de ‘Così Fan Tutte’.

História e arte, figurinos e emoção. Mergulhar na trajetória de 25 anos do Festival Amazonas de Ópera é o convite da exposição Ópera em Rede. Montada em um shopping da zona Centro-Sul de Manaus, a mostra abriu para visitação com direito a apresentação especial de músicas clássicas na última terça-feira (23), e vai terminar com uma versão pocket do espetáculo ‘Così Fan Tutte’ neste domingo (28).

O espaço fica localizado na Praça Rio Solimões, na expansão do centro de compras. “A equipe da FRAM foi estratégica em trazer uma exposição com essa estrutura a um lugar por onde passa muita gente, onde muitos poderão fazer essa viagem no tempo e se emocionar, assim como eu. Essa iniciativa é muito linda, necessária e fortalece o nosso Festival de Ópera”, destacou a diretora do Teatro Amazonas, Elizabeth Cantanhede.

Espetáculo pocket – Foto: Thays Araújo

Durante a abertura da exposição, a Fundação Rede Amazônica (FRAM) presenteou o público com uma apresentação de músicas clássicas com o violinista urbano Vitor Camilo Medeiros. “Como artista, foi um momento de honra tocar melodias e levar a música clássica a todas as pessoas, além de uma grande oportunidade de fazer parte dessa iniciativa. Me sinto parte da exposição, que viabiliza arte e cultura para a população. Estou muito feliz de participar desse momento”, declarou o artista de 33 anos, natural de São Paulo, que há 12 anos se apresenta todas as noites no Largo São Sebastião.

O público tem até este domingo (28) para aproveitar a exposição Ópera em Rede. Para o encerramento, às 16h, uma nova experiência está programada: a apresentação pocket da obra ‘Così Fan Tutte’. “Será um momento bem especial, principalmente para quem nunca assistiu a um espetáculo de ópera. Os visitantes vão ter a oportunidade de ter esse contato, uma experiência com estilo artístico, em uma versão reduzida da ópera”, adiantou a diretora-administrativa da FRAM, Marcya Lira.  

Espetáculo pocket – Foto: Thays Araújo

A exposição 

  A exposição Ópera em Rede tem a assinatura da curadora de arte Cléia Viana, com construção lúdica e conceito ‘ópera fácil’. A mostra reúne registros, figurinos e fotografias, além de curiosidades e informações históricas do Festival. A seleção e montagem contam com a contribuição de diversos artistas, fotógrafos e agentes da cultura local.

Ópera em Rede 

O Ópera em Rede é uma iniciativa que reúne ações culturais e socioambientais, com realização da Fundação Rede Amazônica (FRAM) e apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SEC-AM), do Governo do Amazonas, Apa Móveis e Supermercados DB.

As atividades acontecem paralelamente à 25ª edição do Festival Amazonas de Ópera (FAO). A temporada comemorativa de espetáculos começou dia 21 de abril e vai até 28 de maio. O FAO tem direção artística de Luiz Fernando Malheiro, que reveza a regência das obras com Marcelo de Jesus e Otávio Simões. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Beco Catarina Mina: ponto turístico em São Luís marca história de ex-escrava

O beco é um dos pontos mais procurados pelos turistas, pois atualmente conta com lojas de artesanato, bares e restaurantes além de museu.

Leia também

Publicidade