Bois bumbás de Parintins e Amazonas Filarmônica levam multidão ao Teatro Amazonas.
Realizado durante os dias 26, 27 e 28 de agosto, a Glocal Experience Amazônia reuniu pesquisadores, líderes indígenas, convidados e especialistas de diversos segmentos da sociedade para debater sobre a preservação da Amazônia, ressaltando sua importância para o mundo.
Além dos painéis sobre sustentabilidade promovidos no Palácio da Justiça e no Hotel Juma, o evento realizado no centro histórico da capital amazonense, abriu espaço para uma programação cultural que incluiu artesanato, oficinais, cinema, gastronomia, áreas de exposição, espetáculos e shows com atrações musicais regionais e nacionais.
O último dia de programação fechou a conferência com chave de ouro apresentando o espetáculo ‘Dois Bois, uma Amazônia – encontro dos Bois de Parintins’ que encantou o público presente no Teatro Amazonas sob os comandos dos levantadores de toada do Boi Caprichoso e Garantido, Patrick Araújo e Márcia Siqueira, respectivamente.
Juntos, os levantadores realizaram um espetáculo grandioso que iluminou o palco consagrado do teatro com as cores azul e vermelha, que inclui durante na apresentação, itens oficiais com performances embaladas com as maiores toadas da história dos bumbás da ilha tupinambarana, executadas com a participação da Orquestra Amazonas Filarmônica.
Toadas como ‘Vermelho’ do Garantido e ‘Saga de um canoeiro’ do boi bumbá Caprichoso, emocionaram o público formado por jovens e adultos presentes no teatro, em duas sessões realizadas com lotação esgotada.
Glocal Experience Amazônia
A Glocal Experience nasceu em maio de 2022 com sua primeira edição no Rio de Janeiro. O evento retornará à capital carioca no período de 5 a 8 de outubro. Este encontro deverá ser anual e tem a intenção de ser realizado em cada Estado da Amazônia, a exemplo de Boa Vista (RR), que já recebeu uma mini edição do encontro. Em Manaus, terá 70 horas de conteúdo gratuito e sua programação completa está disponível no site do evento.
A Glocal Experience Amazônia tem o apoio do Governo do Amazonas, Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Secretaria do Meio Ambiente e Navegam; idealização e operação Dream Factory; e realização da Fundação Rede Amazônica.