Em dois meses, UBS’s exclusivas para Covid atendem mais de 280 mil pessoas em Boa Vista

Capital tem oito unidades exclusivas para atender casos ou suspeitas de Covid-19. As UBS’s são administradas pela prefeitura, mas pessoas vindas de municípios vizinhos e até outros países somam mais de 4 mil dos atendimentos.

 Entre maio e junho deste ano, foram realizados 280.110 atendimentos nas oito Unidades Básicas de Saúde de Boa Vista, que atendem exclusivamente casos ou suspeitas de Covid-19. Foram 75.706 com consultas e fizeram 204.404 procedimentos durante os dois meses.

As UBS´s são administradas pela Prefeitura de Boa Vista, mas atendem pessoas de municípios vizinhos e até de outros países. De maio a junho foram atendidos 4.206 pessoas que vieram de outras localidades.

“A nossa missão enquanto porta de entrada, nas UBS’s, evitar o aumento de casos graves em leitos nas unidades hospitalares”, afirmou o prefeito Arthur Henrique.

Foto: Katarine Almeida/ PMBV – SEMUC

Os atendimentos ocorrem em todos os dias da semana e o levantamento levou em conta até os dias de feriados e finais de semana. As UBS’s exclusivas para Covid-19 ofertam serviços de acolhimento, verificação de pressão arterial, exames para diagnóstico da doença e outros.

Já as UBS’s que não não são exclusivas para coronavírus, realizaram 229.512 atendimentos. Destes, foram 50.491 com consultas e 179.021 procedimentos. Sendo, ainda, 14.679 pessoas vinda de municípios vizinhos e outros países.

 Além de consultas médica e de enfermagem, as UBS´s oferecem três tipos de testes para o diagnóstico da Covid-19: Antígeno, Coleta de Swab e Rápido.

Nos dois meses foram realizados 33.959 testes, sendo 11.735 com resultado positivo e 22.224 com resultado negativo para a doença. Foram realizadas ainda nesse período 6.837 coletas de Swab.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Rio Negro registra descidas de 24 cm por dia em Manaus e atinge níveis abaixo das mínimas para o período

Dados do Serviço Geológico do Brasil, divulgados nesta sexta-feira (20), indicam que cota está mais de 4 m abaixo da faixa de normalidade.

Leia também

Publicidade