Delegado Péricles apresenta instalações do Cepcolu à nova secretária de saúde Nayara Marksoud

Péricles é responsável pelas emendas que possibilitaram a construção do espaço, onde mulheres com lesões pré-cancerosas no colo do útero serão atendidas antes do avanço da doença.

Péricles é responsável pelas emendas que possibilitaram a construção do espaço, onde mulheres com lesões pré-cancerosas no colo do útero serão atendidas antes do avanço da doença.

As instalações do Centro Avançado de Prevenção ao Câncer do Colo do Útero (Cepcolu) foram apresentadas pelo deputado estadual Delegado Péricles (PL), à nova secretária de saúde do Estado, Nayara Marksoud, na tarde dessa quarta-feira (3). Péricles é autor de emendas parlamentares que possibilitaram a construção do espaço, que realizará o procedimento de conização em mulheres com lesões pré-cancerosas no colo do útero.  

Delegado Péricles apresenta instalações do Cepcolu à nova secretária de saúde Nayara Marksoud. Foto: Águas de Manaus

“Foi um momento emocionante, pois a construção do Cepcolu entra para a história. É um passo gigante para que no futuro, tenhamos a erradicação da doença que mais mata mulheres no Amazonas e que é 100% evitável”, explicou Delegado Péricles.

Com 95% das obras concluídas, o Cepcolu, fica localizado ao lado da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (Fcecon), pela qual também será administrado. Ao conhecer o espaço, a secretária de saúde Nayara Marksoud, destacou o protagonismo de Delegado Péricles ao encampar ações e investimentos, para o combate do câncer no Amazonas.

“Quero reconhecer e parabenizar a sensibilidade do deputado, que mesmo sendo homem, entende que o cuidado com a saúde das nossas mulheres é dever de todos. Estou encantada com oque vi, e em nome do governador Wilson Lima, digo que não mediremos esforços para que o Cepcolu seja um braço forte na busca pela erradicação dessa doença que deixa órfãos tantas famílias”, ressaltou Nayara Marksoud.

Na linha de frente do combate ao câncer no Amazonas, o diretor-presidente da Fcecon e a médica ginecologista Mônica Bandeira de Mello, destacaram o novo momento da causa. “É histórico o que estamos vivendo, um divisor de águas para a vida de milhares de mulheres. 

Delegado Péricles apresenta instalações do Cepcolu à nova secretária de saúde Nayara Marksoud. Foto: Águas de Manaus

Agradecemos ao deputado que nos ouviu e abriu seu coração ao nosso trabalho”, comemorou Gerson Mourão.

Conhecida por defender com veemência a saúde da mulher amazonense, com destaque para o combate ao câncer de colo do útero, a ginecologista Mônica Bandeira, também comemorou o que chamou de virada de chave.

“Tenho repetido por onde passo. O que o deputado Delegado Péricles está fazendo pelas amazonenses, a história vai contar. Nós que trabalhamos diariamente dentro da Fcecon, que ao longo de décadas testemunhamos a morte de centenas de mulheres, sabemos o quanto o Cepcolu representa e o quanto de vidas ele irá salvar”, frisou Mônica Bandeira. 

UGPE é essencial 

 Também durante a inspeção nas obras do Cepcolu, o trabalho executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), por meio da equipe liderada pelo secretário Marcellus Campêlo, recebeu os agradecimentos de Delegado Péricles e profissionais da Fcecon.

“O Marcellus tem sido essencial em todo esse trabalho, ele representa a participação direta do governador Wilson Lima, nessa luta. Sua disponibilidade de tirar o Cepcolu do papel, sua equipe altamente capacitada e comprometida, merecem nosso respeito e gratidão”, disse Delegado Péricles.

Com informações da ALEAM*

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Plano Nacional de Mineração 2030: geologia, mineração, transformação mineral

O Brasil, salienta o Plano, é um importante produtor mundial de minérios; contudo, seu consumo per capita encontra-se entre 15% e 30% dos países que já lograram atingir níveis mais elevados de desenvolvimento.

Leia também

Publicidade