Daniel Munduruku fala sobre o poder da educação durante a Glocal Experience Amazônia

Escrito, professor, ator e ativista indígena Daniel Munduruku esteve presente no evento.

A Glocal Experience Amazônia concentrou durante três dias mais de 70 horas de programação envolvendo agentes de diversos segmentos da sociedade para dialogar, planejar e contribuir com a construção de uma Amazônia mais justa para os povos da Região Norte, que possam agir de maneira local e fazer parte de uma mudança global.

A participação de Daniel Munduruku durante a Glocal foi de grande importância para ampliar as compreensões sobre o poder que a educação tem, principalmente quando aliada à arte e a um conhecimento que é tão amazônico: fluir entre a vida em harmonia com a natureza.

“A importância de explorar os temas relacionados à educação é enorme, e entender de que forma ela pode romper barreiras e promover mudanças positivas na sociedade. A única maneira na verdade pra gente ter uma solução pro mundo é através da educação, a gente pode tentar, mas a gente sempre volta pro mesmo lugar”, declarou o palestrante.

Para Daniel a educação é a principal ferramenta para justiça social e participação efetiva da sociedade civil nas mudanças que o poder coletivo constrói.

“Sem educação a gente não vai a lugar nenhum. A gente fica parado no tempo e não segue adiante, a educação é a nossa garantia de fazer uma experiência de vida mais consciente, completa e mais comprometida com a mudança do mundo, com a mudança da humanidade que a gente vive e que seja favorável a todos”, expõe Munduruku.

“Todo mundo tem direito a vida é a vida plena, pra isso é necessário oferecer condições para que as pessoas desde crianças aprendam o que é essa vida plena e como viver essa plenitude, porque afinal de contas o que a gente quer é viver uma vida longa e feliz, né?”, finaliza entre um sorriso e um aceno simpático. 

Sobre a Glocal Experience Amazônia

A Glocal Experience nasceu em maio de 2022 com sua primeira edição no Rio de Janeiro. O evento retornará à capital carioca no período de 5 a 8 de outubro. Este encontro deverá ser anual e tem a intenção de ser realizado em cada Estado da Amazônia, a exemplo de Boa Vista (RR), que já recebeu uma mini edição do encontro. Em Manaus são 70 horas de conteúdo gratuito e sua programação completa está disponível no site do evento.

A Glocal Experience Amazônia tem o apoio do Governo do Amazonas, Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Secretaria do Meio Ambiente, Navegam e Parque Mosaico; idealização e operação Dream Factory; e realização Fundação Rede Amazônica. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Arte rupestre amazônica: ciência que chega junto das pessoas e vira moda

Os estudos realizados em Monte Alegre, no Pará, pela arqueóloga Edithe Pereira, já originaram exposições, cartilhas, vídeos, sinalização municipal, aquarelas, história em quadrinhos e mais,

Leia também

Publicidade