Campanha do ‘Ópera em Rede’ reforça conscientização e combate à fome

Além de tratar sobre o desperdício de alimentos, a campanha também busca doações para instituições de apoio a pessoas em vulnerabilidade social.

A Fundação Rede Amazônica (FRAM) lançou uma campanha de combate à fome integrada ao projeto Ópera em Rede. Planejada dentro das ações socioambientais da iniciativa, a campanha chama a atenção do público para a questão do desperdício de alimentos. Dois vídeos já foram ao ar na TV. Um terceiro está em fase de produção.

Campanha do ‘Ópera em Rede’ reforça conscientização e combate à fome. Arte: Reprodução/Rede Amazônica.

A campanha leva o nome de ‘Cultura Alimenta’. O primeiro material destaca o desafio que temos pela frente: acabar com a fome até 2030, como uma das metas do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Para isso, é preciso garantir alimentos seguros, saudáveis e nutritivos para todos.

“A gente tem que olhar para a cultura, mas pensar nas pessoas. A Fundação entende que além de levar o acesso à arte, temos que levar conscientização sobre alguns temas que são relevantes para a população”

explica a diretora-administrativa da Fundação Rede Amazônica, Marcya Lira.

O segundo vídeo da campanha faz um alerta para a questão do desperdício. “Cada vez que jogamos comida fora, estamos jogando a oportunidade de alimentar aqueles que precisam. Além de comida, também são desperdiçados recursos valiosos como água e energia elétrica. O desperdício de alimento contribui para o aquecimento global e desequilíbrio ambiental”, diz o off da campanha. 

Além de tratar sobre o desperdício de alimentos, a campanha também busca angariar doações para 16 instituições de apoio a pessoas em situação de vulnerabilidade social. Uma doação de 300 cestas básicas já aconteceu no último dia 22 e beneficiou três instituições não governamentais. Uma delas foi a Casa Mamãe Margarida.

“A iniciativa é maravilhosa! A Fundação está sempre engajada com o apoio social e beneficia não só a nossa causa através da comunicação, como outras. Somos muito gratos”

destaca a assistente social da Casa, Kelly Fonseca.

As demais instituições fazem parte do projeto Rede do Bem. A lista completa pode ser conferida no site da iniciativa.

Ações como a campanha de combate à fome fazem parte do ‘Ópera em Rede’, que envolve outros movimentos além da cultura, como coleta seletiva e plantio de mudas.

Ópera em Rede

O Ópera em Rede é uma iniciativa que reúne ações culturais e socioambientais, com realização da Fundação Rede Amazônica (FRAM) e apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SEC-AM), do Governo do Amazonas, Apa Móveis e Supermercados DB.

As atividades começaram paralelamente à 25ª edição do Festival Amazonas de Ópera (FAO) e continuam após a temporada comemorativa de espetáculos.

O FAO foi realizado de 21 de abril a 28 de maio, com direção artística de Luiz Fernando Malheiro, que revezava a regência das obras com Marcelo de Jesus e Otávio Simões. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Projeto leva ópera a estudantes de escola pública da zona sul de Manaus

Alunos do Centro de Educação de Tempo Integral (CETI) Cinthia Régia Gomes do Livramento, localizado na zona sul de...

Leia também

Publicidade