Além de tratar sobre o desperdício de alimentos, a campanha também busca doações para instituições de apoio a pessoas em vulnerabilidade social.
A Fundação Rede Amazônica (FRAM) lançou uma campanha de combate à fome integrada ao projeto Ópera em Rede. Planejada dentro das ações socioambientais da iniciativa, a campanha chama a atenção do público para a questão do desperdício de alimentos. Dois vídeos já foram ao ar na TV. Um terceiro está em fase de produção.
A campanha leva o nome de ‘Cultura Alimenta’. O primeiro material destaca o desafio que temos pela frente: acabar com a fome até 2030, como uma das metas do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Para isso, é preciso garantir alimentos seguros, saudáveis e nutritivos para todos.
“A gente tem que olhar para a cultura, mas pensar nas pessoas. A Fundação entende que além de levar o acesso à arte, temos que levar conscientização sobre alguns temas que são relevantes para a população”
explica a diretora-administrativa da Fundação Rede Amazônica, Marcya Lira.
O segundo vídeo da campanha faz um alerta para a questão do desperdício. “Cada vez que jogamos comida fora, estamos jogando a oportunidade de alimentar aqueles que precisam. Além de comida, também são desperdiçados recursos valiosos como água e energia elétrica. O desperdício de alimento contribui para o aquecimento global e desequilíbrio ambiental”, diz o off da campanha.
Além de tratar sobre o desperdício de alimentos, a campanha também busca angariar doações para 16 instituições de apoio a pessoas em situação de vulnerabilidade social. Uma doação de 300 cestas básicas já aconteceu no último dia 22 e beneficiou três instituições não governamentais. Uma delas foi a Casa Mamãe Margarida.
“A iniciativa é maravilhosa! A Fundação está sempre engajada com o apoio social e beneficia não só a nossa causa através da comunicação, como outras. Somos muito gratos”
destaca a assistente social da Casa, Kelly Fonseca.
As demais instituições fazem parte do projeto Rede do Bem. A lista completa pode ser conferida no site da iniciativa.
Ações como a campanha de combate à fome fazem parte do ‘Ópera em Rede’, que envolve outros movimentos além da cultura, como coleta seletiva e plantio de mudas.
Ópera em Rede
O Ópera em Rede é uma iniciativa que reúne ações culturais e socioambientais, com realização da Fundação Rede Amazônica (FRAM) e apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SEC-AM), do Governo do Amazonas, Apa Móveis e Supermercados DB.
As atividades começaram paralelamente à 25ª edição do Festival Amazonas de Ópera (FAO) e continuam após a temporada comemorativa de espetáculos.
O FAO foi realizado de 21 de abril a 28 de maio, com direção artística de Luiz Fernando Malheiro, que revezava a regência das obras com Marcelo de Jesus e Otávio Simões.