De acordo com o criador do bloco, Érico Guimarães, a ideia surgiu em 2011 e o bloco busca espalhar alegria por onde passa.
“A ideia do evento sempre foi a desconstrução. O tema [de 2024] é ‘Revire as suas gavetas e solte a piriguete que está dentro de você'”, comenta o criador.
Segundo Guimarães, o evento estimula a criatividade e o poder de se divertir sem rótulos. “Tem até premiação em dinheiro para o melhor homem vestido de mulher. Existe também um prêmio para as melhores fantasias”, avisa.
O criador relembra que nas primeiras edições, o bloco era gratuito até certo horário, depois passava a ser cobrado um valor simbólico. “Os foliões tinham a oportunidade de curtir a programação. É importante ter o apoio público, pois o Carnaval é uma festa para todos”, comenta. E a participação, afirma, sempre foi massiva.
“A nossa principal atração é a alegria”,
garante.
E quem pensa que o Carnaval acabou, pode se preparar já para 2025. “A ideia é mover a festa para a segunda semana de fevereiro, conforme o calendário do Carnaval nacional. Fora que vamos atrás de empresas parceiras que nos ajudem a concretizar a produção do evento em 2025 e, claro, contamos com a participação dos foliões manauaras”, adianta Guimarães.
Carnaval Amazônico
O Carnaval Amazônico é um projeto realizado pela Fundação Rede Amazônica, correalizado pelo Grupo Rede Amazônica, com o apoio do Governo do Estado do Amazonas, através da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas. Ele visa resgatar a importância histórica das tradicionais bandas e blocos de Carnaval de Manaus.
Flashs ao vivo, clipes das bandas, campanhas educativas (conscientização contra direção perigosa, combate à exploração sexual de mulheres e crianças e infecções sexualmente transmissíveis) e campanhas ambientais (plantio de mudas de árvores em área pré-selecionada, programa de coleta de resíduo e compensação da emissão de carbono) também fazem parte do projeto.
O Carnaval Amazônico busca unir tradição, cultura e entretenimento, levando um pedaço da Amazônia para o público de toda a Região Norte.