Bloco das Piriguetes: a festa carnavalesca que antecede o Carnaval

De acordo com o criador do bloco, Érico Guimarães, a ideia surgiu em 2011 e o bloco busca espalhar alegria por onde passa.

E quem disse que o período carnavalesco acontece apenas no mês de fevereiro? No dia 13 de janeiro de 2024, o intrépido Bloco das Piriguetes deu o tom para o Carnaval. O evento, que busca levar diversão sem padrões, lotou o Podium da Arena da Amazônia em Manaus. 

O Bloco antecede o período carnavalesco do calendário oficial, mas, de acordo com o criador Érico Guimarães, a ideia é unir a irreverência carnavalesca à diversão desde o início do ano. 

“‘O Bloco das Piriguetes’ surgiu em 2011, mas a primeira edição aconteceu apenas no ano seguinte, na Companhia do Forró, e teve um recorde de público”, comenta Guimarães.
Foto: Divulgação

“A ideia do evento sempre foi a desconstrução. O tema [de 2024] é ‘Revire as suas gavetas e solte a piriguete que está dentro de você'”, comenta o criador.

Segundo Guimarães, o evento estimula a criatividade e o poder de se divertir sem rótulos. “Tem até premiação em dinheiro para o melhor homem vestido de mulher. Existe também um prêmio para as melhores fantasias”, avisa.

O criador relembra que nas primeiras edições, o bloco era gratuito até certo horário, depois passava a ser cobrado um valor simbólico. “Os foliões tinham a oportunidade de curtir a programação. É importante ter o apoio público, pois o Carnaval é uma festa para todos”, comenta. E a participação, afirma, sempre foi massiva.

“A nossa principal atração é a alegria”,

garante.

Foto: Divulgação

E quem pensa que o Carnaval acabou, pode se preparar já para 2025. “A ideia é mover a festa para a segunda semana de fevereiro, conforme o calendário do Carnaval nacional. Fora que vamos atrás de empresas parceiras que nos ajudem a concretizar a produção do evento em 2025 e, claro, contamos com a participação dos foliões manauaras”, adianta Guimarães.  

Carnaval Amazônico

O Carnaval Amazônico é um projeto realizado pela Fundação Rede Amazônica, correalizado pelo Grupo Rede Amazônica, com o apoio do Governo do Estado do Amazonas, através da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas. Ele visa resgatar a importância histórica das tradicionais bandas e blocos de Carnaval de Manaus.

Flashs ao vivo, clipes das bandas, campanhas educativas (conscientização contra direção perigosa, combate à exploração sexual de mulheres e crianças e infecções sexualmente transmissíveis) e campanhas ambientais (plantio de mudas de árvores em área pré-selecionada, programa de coleta de resíduo e compensação da emissão de carbono) também fazem parte do projeto.

O Carnaval Amazônico busca unir tradição, cultura e entretenimento, levando um pedaço da Amazônia para o público de toda a Região Norte.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Florada Premiada: Rondônia conquista pódio completo em concurso nacional de cafés canéforas

Todos os locais de produção vencedores fazem parte da área classificada como "Matas de Rondônia". Grande vencedora da noite, Sueli Berdes participou da competição pela primeira vez.

Leia também

Publicidade