Até o próximo dia 5 de novembro as últimas eleições acontecerão nas escolas da rede pública de ensino selecionadas.
O programa Parlamento Jovem (PJ), realizado pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), por meio da Escola do Legislativo Senador José Lindoso,já realizou a eleição de 18 alunos-deputados e entra na reta final paradefinir os 24 nomes que participarão da 13ª Legislatura do PJ. Até o próximo dia 5 de novembro as últimas eleições acontecerão nas escolas da rede pública de ensino selecionadas.
O Parlamento Jovem foi criado pela Aleam, por meio da Resolução Legislativa nº 375/05 e instituído no ano de 2008, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc).
A Gerência de Educação Cidadã, da Escola do Legislativo, que coordena o programa, realiza visitas nas escolas públicas e promove palestras sobre cidadania, responsabilidades dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, importância do voto responsável e as consequências do voto. Após a exposição os alunos participam da eleição dos estudantes que se candidatam ao cargo.
“São escolhidos 24 alunos-deputados e seus respectivos suplentes, que irão vivenciar a rotina parlamentar e conhecer o processo legislativo”, detalhou a gerente de Educação Cidadã, Cassandra Serejo, destacando ainda a experiência de elaboração de Projeto de Lei (PL) proporcionada aos alunos-deputados durante o programa.
Agenda
O Parlamento Jovem 2021 acontecerá de 29 de novembro a 10 de dezembro, na Escola do Legislativo. Durante esse período, os jovens-deputados participam de programação ao longo do dia, ouvindo palestras com servidores da Casa sobre elaboração de leis, oratória, técnicas de debate e conversas com os deputados estaduais.
A solenidade de posse da 13ª Legislatura do Parlamento Jovem está programada para o dia 2 de dezembro, no Plenário Rui Araújo da Casa Legislativa.
Os parlamentares da 19ª Legislatura da Aleam apadrinham cada aluno e participam da solenidade.
Compromisso
O presidente Roberto Cidade (PV) enfatizou que a edição deste ano do PJ é especial, por marcar a retomada do programa, que não pode ser realizado no ano de 2020 em razão das medidas de isolamento social impostas pela pandemia de Covid-19. Cidade reforçou ainda o compromisso social do Poder Legislativo em contribuir para a formação de uma sociedade melhor.
“O objetivo do Parlamento Estadual é desenvolver a consciência cívica como elemento fundamental no processo de formação de cidadãos responsáveis, críticos e participativos”, declarou o presidente.