Amazon Sat estreia documentário sobre 25 anos do Festival Amazonas de Ópera

Produção audiovisual mergulha nos bastidores do maior festival do gênero na América Latina. Obra integra ações do Ópera em Rede.

Foto: Reprodução

Estreia neste domingo, 25 de junho, o aguardado documentário ‘Ópera em Rede: 25 anos do Festival Amazonas de Ópera’. A produção propõe uma ‘viagem’ pelos bastidores e histórias de um dos eventos mais grandiosos da cultura latino-americana. Com direção do cineasta Anderson Mendes, o documentário vai ao ar no canal Amazon Sat às 16h30.

O processo de resgate da história do festival durou aproximadamente dois meses de produção e contou com a participação de 20 profissionais. “A obra traz revelações emocionantes e talentos que fizeram o sucesso do evento ao longo dessas duas décadas e meia de história. Será uma experiência cativante e enriquecedora para todos os amantes da ópera e da cultura amazonense”, declarou Mendes.

O cineasta adiantou que o documentário traz relatos de superação de pessoas que encontraram sua vocação no festival. Além disso, serão reveladas curiosidades dos bastidores e momentos inesquecíveis, que comprovam a magia por trás das óperas apresentadas no Teatro Amazonas.

Foto: Reprodução

Com duração de 30 minutos, o documentário apresenta personagens como Cleide Reis, costureira e camareira da Central Técnica de Produção (CTP), responsável por catalogar e cuidar de 50 mil figurinos que fazem parte da história da produção artística no Amazonas.

Produzido pelo canal Amazon Sat, o documentário integra as ações do ‘Ópera em Rede’, projeto da Fundação Rede Amazônica (FRAM) com apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SEC-AM) e do Governo do Amazonas.

Após a estreia no dia 25 de junho, às 16h30, o documentário ganha reexibições nos dias 27 de junho, às 8h30; dia 29 de junho, às 17h; e 30 de junho, às 8h. A produção também ficará disponível no canal da FRAM no YouTube.

“Esse acesso permite que todos possam apreciar essa obra audiovisual única e imortalizar os 25 anos do Festival Amazonas de Ópera”, 

destacou Anderson Mendes.

Ópera em rede 

O Ópera em Rede é uma iniciativa que reúne ações culturais e socioambientais, com realização da Fundação Rede Amazônica (FRAM) e apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SEC-AM), do Governo do Amazonas, Apa Móveis e Supermercados DB.

As atividades começaram paralelamente à 25ª edição do Festival Amazonas de Ópera (FAO) e continuaram após a temporada comemorativa de espetáculos.

O FAO foi realizado de 21 de abril a 28 de maio, com direção artística de Luiz Fernando Malheiro, que revezava a regência das obras com Marcelo de Jesus e Otávio Simões.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

INPI reconhece primeira IG do Amapá: abacaxi de Porto Grande

O abacaxi de Porto Grande é comercializado em restaurantes, quiosques e praças de Macapá na forma de abacaxi temperado, que, com frequência, chama a atenção dos turistas que visitam a capital.

Leia também

Publicidade