Amazon Sat e G1 transmitem ópera ‘O Contractador dos Diamantes’, de Francisco Mignone

Exibição ao vivo do espetáculo faz parte do Ópera em Rede, iniciativa da Fundação Rede Amazônica com o objetivo de ampliar acesso ao gênero artístico.

Foto: Marcio James/SEC AM

O Amazon Sat e o G1 Amazonas vão transmitir pela primeira vez uma das maiores apresentações de ópera já realizadas no Amazonas, o espetáculo “O contractador dos diamantes”, de Francisco Mignone (1897 – 1986). Diretamente do majestoso Teatro Amazonas, a transmissão ao vivo acontece às 19h de domingo (7), em TV aberta para cinco estados da Região Norte e nas demais localidades pelo portal G1 Amazonas.

Com tradição em exibir grandes apresentações, como no Festival de Jazz, o Amazon Sat traz, este ano, essa novidade como parte das ações do Ópera em Rede. O projeto da Fundação Rede Amazônica (FRAM) tem o objetivo de ampliar o acesso e aproximar a população do gênero artístico, por meios de ativações que acontecem paralelamente às comemorações do 25º Festival Amazonas de Ópera.

“Essa transmissão é uma forma de inclusão. Com essa produção, conseguimos aproximar a população – que, muitas vezes, nunca teve oportunidade de entrar em um teatro – do acesso à cultura e ao entretenimento. Este é um fator motivador para nossa equipe, que há anos transmite grandes eventos culturais. É uma tradição, está no DNA do Amazon Sat”, destaca o coordenador de conteúdo e programação do canal, Lemmos Ribeiro.

A transmissão acontece simultaneamente no Amazonas, Rondônia, Roraima, Acre e Amapá. A TV Encontro das Águas retransmite com o sinal do Amazon Sat. “São 50 profissionais envolvidos e várias câmeras posicionadas de forma estratégica no Teatro Amazonas para entregar o melhor conteúdo ao telespectador”, completa Ribeiro.

Sobre o espetáculo

A ópera romântica de Francisco Mignone conta um recorte da vida de Felisberto Caldeira, célebre político, militar e diplomata brasileiro e da relação entre sua filha e Luís Camacho. 

A apresentação tem direção musical de Luiz Fernando Malheiro e regência de Otávio Simões. O espetáculo conta com participação do Corpo de Dança do Amazonas, Coral do Amazonas e Amazonas Filarmônica.

Ópera em Rede 

O Ópera em Rede é uma iniciativa que reúne ações culturais e socioambientais, com realização da Fundação Rede Amazônica (FRAM) e apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SEC-AM), do Governo do Amazonas, Apa Móveis e Supermercados DB.

As atividades acontecem paralelamente à 25ª edição do Festival Amazonas de Ópera (FAO). A temporada comemorativa de espetáculos começou dia 21 de abril e vai até 28 de maio. O FAO tem direção artística de Luiz Fernando Malheiro, que reveza a regência das obras com Marcelo de Jesus e Otávio Simões.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Arte rupestre amazônica: ciência que chega junto das pessoas e vira moda

Os estudos realizados em Monte Alegre, no Pará, pela arqueóloga Edithe Pereira, já originaram exposições, cartilhas, vídeos, sinalização municipal, aquarelas, história em quadrinhos e mais,

Leia também

Publicidade