Ações ambientais são destaque na programação do Ópera em Rede

Instalação de máquinas de coleta seletiva e carros neutralizados para a compensação de carbono fazem parte das iniciativas do projeto da Fundação Rede Amazônica.

Foto: Reprodução/Fundação Rede Amazônica

A Fundação Rede Amazônica (FRAM) já está trabalhando a todo vapor para as atividades do Ópera em Rede. E além de todas as ações no campo da cultura e do social, o projeto também tem foco em questões ambientais – tanto práticas quanto de conscientização. A iniciativa acontece integrada às comemorações do 25º Festival Amazonas de Ópera.

Comprometida com a integração e desenvolvimento da Amazônia desde a sua criação, há 36 anos, a FRAM adota viés socioambiental em todos os projetos e programas desenvolvidos. No Ópera em Rede não é diferente. O projeto conta com carros neutralizados e todo o carbono emitido durante as ações será calculado para a compensação do carbono, o que garante a certificação do CO2 Neutro ao projeto.

Outra estratégia ambiental do Ópera em Rede é a instalação de máquinas de coleta de resíduos recicláveis em pontos estratégicos da cidade. A coleta funciona de maneira simples. O usuário leva os itens que deseja reciclar até uma das máquinas e recebe pontos e benefícios.

“Sabemos da importância das ações socioambientais. Cada um de nós tem um papel fundamental na preservação do meio ambiente por meio de boas práticas, entre elas o descarte correto do lixo. Ao final, todos ganham”,

ressalta a diretora administrativa da FRAM, Marcya Lira.

Foto: Reprodução/Fundação Rede Amazônica

A previsão é que máquinas sejam instaladas em pontos de grande fluxo de pessoas já na próxima semana. A população poderá trocar materiais como garrafas plásticas e latas por crédito que darão descontos para compra de livros e outros produtos, podendo ainda usar os créditos como desconto na conta de energia ou doados a instituições de caridade.

“Desde o processo inicial do Ópera em Rede, da idealização, existem esforços pra democratizar cada vez mais os acessos e fazer isso com muita consciência, inclusive ambiental. Cada vez mais, vamos buscar formas de chegar a diversos grupos e mais camadas da sociedade, gerando identificação e afeto através da cultura, da arte e das iniciativas socioambientais que propomos”, destaca a coordenadora-executiva do Ópera em Rede, Gisa Almeida.

Foto: Reprodução/Fundação Rede Amazônica

Ópera em Rede

O Ópera em Rede é uma iniciativa que reúne ações culturais e socioambientais, com realização da Fundação Rede Amazônica (FRAM) e apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SEC-AM), do Governo do Amazonas, Apa Móveis e Supermercados DB.

As atividades acontecem paralelamente à 25ª edição do Festival Amazonas de Ópera (FAO). A temporada comemorativa de espetáculos começou dia 21 de abril e vai até 28 de maio. O FAO tem direção artística de Luiz Fernando Malheiro, que reveza a regência das obras com Marcelo de Jesus e Otávio Simões.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Funai e MPI se unem para aprimorar prevenção e resposta às mudanças climáticas nas terras indígenas

Foi promovido um amplo debate com outros órgãos para aprimorar as medidas de prevenção e resposta aos eventos climáticos extremos nas terras indígenas. 

Leia também

Publicidade