10 razões para visitar exposição dos 25 anos do Festival Amazonas de Ópera

Exposição é uma iniciativa da Fundação Rede Amazônica (FRAM) e integra ações do Ópera em Rede. Projeto reúne ações culturais e socioambientais.

1. Conhecer a história do Festival Amazonas de Ópera 

A exposição apresenta uma ampla coleção de fotografias, vídeos e objetos que documentam a trajetória do Festival Amazonas de Ópera desde sua fundação, em 1997. A mostra tem assinatura da curadora de arte Cléia Viana e é uma chance única de conhecer a história do evento que transformou a cidade em um centro de cultura e arte reconhecido mundialmente.

2. Compreender a importância do Festival Amazonas de Ópera

 A exposição ajuda o público a compreender a importância do Festival para o estado, o país e o mundo. É uma chance de se inspirar com a história e o legado desse grande evento cultural. Além disso, o conceito de ‘ópera fácil’ possibilita tornar esse conhecimento acessível para todas as idades.

Exposição dos 25 anos do Festival Amazonas de Ópera – Foto: 

3. Apreciar a arte e obras produzidas por amazonenses 

A exposição apresenta vídeos e gravações que ilustram a beleza e a grandiosidade das óperas encenadas no Festival Amazonas de Ópera ao longo desses 25 anos. É uma chance de apreciar a arte, a música e o canto lírico em todo seu esplendor. 

4. Celebrar a cultura no Amazonas 

O Festival Amazonas de Ópera é um dos eventos culturais mais importantes da região. A exposição é uma oportunidade de celebrar a cultura e a riqueza artística produzida no estado e que, este ano, comemora 25 anos de grandes apresentações, tendo como palco principal o majestoso Teatro Amazonas. 

5. Ter acesso e admirar figurinos e objetos históricos 

A exposição é gratuita e apresenta figurinos e objetos que fizeram parte das produções do Festival Amazonas de Ópera ao longo desses 25 anos. São peças únicas e atemporais, que representam a elegância e o requinte das produções operísticas. 

Exposição dos 25 anos do Festival Amazonas de Ópera – Foto: Morgana Rodrigues

6. Participar de um momento histórico 

A exposição marca os 25 anos do Festival Amazonas de Ópera, um evento que se tornou um marco cultural na história da cidade e do país. Participar da exposição é fazer parte desse momento histórico e perpetuar a memória desse grande evento. 

7. Aprender sobre ópera de maneira fácil 

A exposição é lúdica e interativa, tornando a aprendizagem sobre ópera atraente para todas as idades. Além disso, o conceito de ópera fácil torna a arte acessível para quem não está familiarizado com o tema. 

8. Desenvolver a sensibilidade artística 

A exposição é uma ótima oportunidade para desenvolver a sensibilidade artística e emocional. A ópera é uma arte que expressa emoções profundas e a exposição ajuda a despertar essas emoções no espectador. Para quem nunca teve contato com o estilo artístico, o encerramento da mostra vai contar com uma apresentação pocket da obra “Così Fan Tutte”, dia 28 de maio, às 16h. 

9. Enriquecer a cultura geral e estimular a criatividade

A ópera é uma das formas mais importantes da cultura ocidental. A exposição é uma chance de enriquecer a cultura geral e de conhecer um pouco mais sobre a arte da ópera. A exposição é repleta de elementos criativos e inspiradores. É uma chance de estimular a criatividade e a imaginação de forma lúdica e divertida. 

Exposição dos 25 anos do Festival Amazonas de Ópera – Foto: Morgana Rodrigues

10. Despertar a curiosidade 

A exposição é uma fonte inesgotável de curiosidades e fatos interessantes sobre o Festival Amazonas de Ópera. Você, certamente, sairá da exposição com a mente repleta de novas informações e insights que vão te conquistar e querer ter mais proximidade com o estilo artístico. 

Ópera em Rede 

O Ópera em Rede é uma iniciativa que reúne ações culturais e socioambientais, com realização da Fundação Rede Amazônica (FRAM) e apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SEC-AM), do Governo do Amazonas, Apa Móveis e Supermercados DB.

As atividades acontecem paralelamente à 25ª edição do Festival Amazonas de Ópera (FAO). A temporada comemorativa de espetáculos começou dia 21 de abril e vai até 28 de maio. O FAO tem direção artística de Luiz Fernando Malheiro, que reveza a regência das obras com Marcelo de Jesus e Otávio Simões. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Projeto de cosméticos sustentáveis assegura renda de comunidades na Amazônia

O Projeto Cosméticos Sustentáveis da Amazônia é uma parceria público-privada que congrega 19 associações de produtores focadas na extração da biodiversidade amazônica.

Leia também

Publicidade