De 21 de abril a 28 de maio, Amazonas é palco do maior festival de ópera da América Latina. Entre os motivos para não perder o festival está o Ópera em Rede.
Este ano, Manaus é palco de uma edição histórica do Festival Amazonas de Ópera (FAO). A 25ª temporada do festival reforça a já conhecida consolidação de Manaus como cidade-sede do maior evento do gênero musical na América Latina. São muitos os motivos para comemorar esta edição, repleta de arte e cultura dentro e fora do Teatro Amazonas. Confira abaixo 10 razões para você ficar de olho em tudo sobre o FAO:
1. O festival é um orgulho do Amazonas
O Festival Amazonas de Ópera tem uma história cheia de excelentes capítulos. Não à toa é considerado o maior do gênero na América Latina, assim como o mais constante e longevo do Brasil. Afinal, o evento comemora um quarto de século com uma programação de altíssimo nível.
2. São mais de 30 dias pra aproveitar o festival
Imagine um festival com mais de um mês de oportunidades para aproveitar. Esse é o 25º FAO, que tem montagens, recitais e concertos realizados de 21 de abril a 28 de maio, em uma programação repleta de opções para todas as idades e gostos.
3. O FAO movimenta a economia
De acordo com a organização do festival, o FAO gera cerca de 700 postos de trabalho a cada ano. Isso representa mais do que 8 setores da Zona Franca de Manaus. É o que eles chamam de uma “verdadeira indústria da ópera em Manaus”.
4. O turismo e o setor de serviços saem ganhando
Ao longo de mais de duas décadas de atividade, o festival movimentou o setor de serviços e turismo. Calcula-se que, desde o início, foram abertas 6 lojas de instrumentos musicais, 10 lojas de equipamentos de som e imagem, 7 empresas de iluminação e 4 empresas especializadas em estruturas de palco. Cerca de 10 novos estabelecimentos comerciais foram inaugurados no entorno do Teatro Amazonas: restaurantes, lanchonetes, cafés e bares, além de sete novos hotéis, sendo dois de padrão 5 estrelas.
5. Luiz Fernando Malheiro assina a direção artística do FAO
É inegável a qualidade dos espetáculos do Festival Amazonas de Ópera. E um dos motivos pra isso está na direção artística do festival, que é comandada por um dos principais nomes da ópera no Brasil, Luiz Fernando Malheiro. O atual diretor artístico e regente titular da Amazonas Filarmônica já regeu mais de 60 títulos, entre concertos e óperas com importantes orquestras em países como Espanha, Grécia, Estados Unidos, Polônia, Romênia, Hungria, Itália, Portugal, Israel, Argentina, Uruguai e Colômbia. Ele já foi diretor artístico e regente titular da Orquestra do Theatro São Pedro, em São Paulo, e diretor de ópera no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
6. 16ª Conferência Anual da Ópera Latinoamérica (OLA)
Em 2023, durante o FAO, Manaus sediará a 16ª Conferência Anual da OLA, entidade que reúne representantes dos teatros e companhias de ópera da América Latina e da Espanha. A conferência acontecerá pela primeira vez no Brasil. A capital do Amazonas concorreu com as cidades de Cali (Colômbia) e Lima (Peru), e levou a melhor!
7. Tem novidade na área: o Ópera em Rede
A iniciativa reúne ações culturais e socioambientais, com realização da Fundação Rede Amazônica (FRAM) e apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SEC-AM) e do Governo do Amazonas. Entre essas atividades estão caravanas, pocket shows, exposições, mostra de canto lírico e muito mais.
8. A ópera vai ultrapassar as barreiras de Manaus
Dentro do Ópera em Rede, o gênero musical promete encantar o público além da capital amazonense. As ativações do projeto serão realizadas também em Rio Preto da Eva, Iranduba e Manacapuru, com direito a apresentação musical e, claro, uma breve introdução sobre o que é uma ópera, para que todos possam apreciar e aprender ainda mais sobre a arte.
9. Dá pra aproveitar sem nem sair de casa
Ir ao teatro é tudo de bom, mas pensando em quem não pode ir presencialmente a um espetáculo, vai ter transmissão pela TV. Uma das ações do Ópera em Rede é a transmissão de um dos concertos pelo Amazon Sat. O canal de TV aberta está presente em toda a Região Norte, além de transmitir o conteúdo também para todo o mundo via streaming.
10. Ópera muito além da música e do teatro
Solidariedade, sustentabilidade e conscientização. No Ópera em Rede, essas palavras têm tudo a ver com o festival! Isso porque, paralelamente ao FAO, o projeto vai movimentar ações em escolas, facilitar o acesso à cultura, atuar no plantio de árvores da Amazônia e até lançar campanhas educativas na TV. Em uma delas, o material de conscientização chama a atenção para o desperdício de comida e o combate à fome em Manaus.
Ópera em Rede
O Ópera em Rede é uma iniciativa que reúne ações culturais e socioambientais, com realização da Fundação Rede Amazônica (FRAM) e apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SEC-AM), do Governo do Amazonas, Apa Móveis e Supermercados DB.
As atividades acontecem paralelamente à 25ª edição do Festival Amazonas de Ópera (FAO). A temporada comemorativa de espetáculos começou dia 21 de abril e vai até 28 de maio. O FAO tem direção artística de Luiz Fernando Malheiro, que reveza a regência das obras com Marcelo de Jesus e Otávio Simões.