Vestibular indígena da Unicamp faz provas em Tabatinga e São Gabriel da Cachoeira

Inscrições gratuitas poderão ser feitas até 31 de janeiro de 2021, exclusivamente pela internet.

O Vestibular Indígena da Unicamp, voltado para estudantes indígenas de todo o país, realizará provas nas cidades amazonenses de Tabatinga e São Gabriel da Cachoeira. O exame será realizado no dia 11 de abril de 2021.

As inscrições para o processo seletivo já estão abertas e vão até 31 de janeiro de 2021. No total, serão oferecidas 88 vagas em cursos superiores, com início no segundo semestre de 2021. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pela internet, no site da Comvest.

Foto:Divulgação/Unicamp

Neste ano, há vagas para dois novos cursos: Ciência da Computação e Engenharia de Computação. Já os cursos de Ciências Biológicas, Enfermagem e Farmácia não abriram vagas para essa edição.

Para participar do processo seletivo, os candidatos devem comprovar que pertencem a uma das etnias indígenas do território brasileiro, por meio da documentação especificada no Edital.

Outro pré-requisito é que os candidatos tenham cursado o ensino médio integralmente na rede pública ou em escolas indígenas. É aceita também a certificação do ensino médio pelo ENEM ou exames oficiais (por exemplo, o Enceja).

Além de São Gabriel da Cachoeira (AM) e Tabatinga (AM), a prova ocorre também nos municípios de Bauru (SP), Campinas (SP), Caruaru (PE), Dourados (MS).

Exame

A prova será em língua portuguesa, composta de questões de múltipla escolha e uma Redação. O programa de estudos para a prova já está disponível no Edital, na página da Comvest.

Os candidatos ao curso de Licenciatura em Música, além das provas teóricas, deverão realizar a Prova de Habilidades Específicas em Música, com o envio eletrônico de vídeos. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

IBGE informa que mais de 60% dos indígenas do Amazonas moram em cidades

Segundo o IBGE, a população indígena total, em 2022, foi de 490.935 pessoas, sendo que 62,3% vive em áreas urbanas (305.866) e 37,7% em áreas rurais (185.069).

Leia também

Publicidade